Correio de Carajás

MP apura denúncia de jovem há 20 dias no HMM sem medicação necessária

Higor de Amorim Carvalho, 20 anos, está internado no Hospital Municipal de Marabá há mais de 20 dias por conta de uma infecção viral no globo ocular. Contudo, o rapaz não estaria recebendo o tratamento indicado por falta de medicamento na farmácia do hospital.

A mãe do jovem, Geila Costa Amorim Freitas, denunciou a situação no Ministério Público do Pará, já que não há previsão do remédio ser disponibilizado e a visão do filho está correndo risco.

A promotora de Justiça, Mayanna Queiroz, solicitou que a Secretaria Municipal de Saúde apresente informações sobre a situação em um prazo máximo de 24 horas, alegando que é direito constitucional fundamental de todo cidadão o direito a saúde.

Leia mais:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Procurada pela Reportagem do CORREIO, a Prefeitura de Marabá enviou a seguinte nota:

“O paciente Higor de Carvalho de 20 anos foi diagnosticado com uma doença viral rara no globo ocular, sendo internado de forma imediata no HMM para início do tratamento e cuidados específicos. Lembrando que o medicamento solicitado não é padrão da rede SUS, portanto, não faz parte da listagem de medicações compradas pela rede comumente.

No entanto, seguindo as regras que regem o SUS, este medicamento só pode ser adquirido via judicial, o que está sendo feito pela própria Secretaria de Saúde, para que o paciente possa ser atendido de forma imediata. O caso já está em posse do departamento jurídico da SMS para providências. Esclarecemos que o paciente se encontra aos cuidados do HMM, sob constante acompanhamento e tratamento paliativo até a chegada do mesmo, que deve acontecer nos próximos dias”.

(Da Redação)