Mototaxistas, motoristas de táxi-lotação e de táxi convencional que passaram nesta manhã, quinta-feira (3), pela Av. Transamazônica, no Bairro Cidade Nova, foram abordados em frente ao Sesc por agentes do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (DMTU) que realizavam fiscalização voltada ao transporte de aluguel.
Segundo o agente Luis Walber, da Coordenação de Transporte, vários profissionais foram abordados infringindo algumas regras de atuação da categoria, como estar com a carteira emitida pelo órgão em dia, por exemplo.
“Estamos verificando validade de carteirinhas e a situação dos veículos para maior segurança dos usuários. Foram verificadas situações irregulares, como carteirinhas vencidas e veículos em mau estado de conservação, além de alguns passageiros sem cinto de segurança no banco traseiro”.
Nestes casos, afirma, os condutores podem ser apenas orientados em relação às regras ou mesmo notificados, conforme a gravidade da infração. Um deles, por exemplo, acabou tendo o veículo apreendido por estar com a carteirinha vencida.
“Ele esqueceu de levar uma documentação para renovação e, diante dessa situação, é feita a apreensão do veículo e recolhimento da carteirinha vencida”, afirma. No caso dos taxistas e motoristas de táxi-lotação, o documento precisa ser renovado anualmente. Já os mototaxistas devem validar a permissão a cada seis meses.

Ainda conforme o agente, no final do ano foram registradas diversas denúncias acerca dos serviços relacionadas a cobranças indevidas. Quem tiver queixas sobre algum condutor deve acionar a Coordenação de Transporte do DMTU pelo número 156. Atualmente, Marabá possui aproximadamente 120 táxis-lotação, 750 mototaxistas e 150 taxistas convencionais. (Luciana Marschall)