Mototaxistas, motoristas de táxi-lotação e de táxi convencional que passaram nesta manhã, quinta-feira (3), pela Av. Transamazônica, no Bairro Cidade Nova, foram abordados em frente ao Sesc por agentes do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (DMTU) que realizavam fiscalização voltada ao transporte de aluguel.
Segundo o agente Luis Walber, da Coordenação de Transporte, vários profissionais foram abordados infringindo algumas regras de atuação da categoria, como estar com a carteira emitida pelo órgão em dia, por exemplo.
“Estamos verificando validade de carteirinhas e a situação dos veículos para maior segurança dos usuários. Foram verificadas situações irregulares, como carteirinhas vencidas e veículos em mau estado de conservação, além de alguns passageiros sem cinto de segurança no banco traseiro”.
Leia mais:Nestes casos, afirma, os condutores podem ser apenas orientados em relação às regras ou mesmo notificados, conforme a gravidade da infração. Um deles, por exemplo, acabou tendo o veículo apreendido por estar com a carteirinha vencida.
“Ele esqueceu de levar uma documentação para renovação e, diante dessa situação, é feita a apreensão do veículo e recolhimento da carteirinha vencida”, afirma. No caso dos taxistas e motoristas de táxi-lotação, o documento precisa ser renovado anualmente. Já os mototaxistas devem validar a permissão a cada seis meses.
Ainda conforme o agente, no final do ano foram registradas diversas denúncias acerca dos serviços relacionadas a cobranças indevidas. Quem tiver queixas sobre algum condutor deve acionar a Coordenação de Transporte do DMTU pelo número 156. Atualmente, Marabá possui aproximadamente 120 táxis-lotação, 750 mototaxistas e 150 taxistas convencionais. (Luciana Marschall)