Correio de Carajás

Moto por aplicativo: Mototaxistas denunciam motociclista ao DMTU

Ao identificarem um motociclista fazendo corridas do aplicativo de aluguel de moto, na tarde da última quarta-feira, 6, em Marabá, um grupo de mototaxistas acionaram o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) para denunciar a situação considerada irregular. O ocorrido foi gravado e os vídeos circulam pelas redes sociais.

Nas imagens, que foram feitas em frente ao Hospital Municipal de Marabá (HMM), um homem de camisa branca está sentado em cima de uma moto Honda Biz. É ele o denunciado por utilizar o aplicativo de mobilidade. Mototaxistas e populares se aglomeram ao redor do rapaz, enquanto agentes do DMTU anotam seus dados e outras informações.

É possível ouvir alguém falar ao fundo: “Quem tá irregular aqui é ele (sic)”, e logo em seguida acontece um breve bate-boca entre um dos agentes e um mototaxista. A equipe do DMTU garante aos presentes que o procedimento de fiscalização será feito e que aquela aglomeração é desnecessária.

Leia mais:

Em uma postagem no Instagram, usuários da rede social deram suas opiniões sobre o ocorrido, a maioria apoiando o motorista de aplicativo.

“Esse rapaz tá de parabéns, teve a ideia de inovar. E com certeza se tá trabalhando é porque precisa sustentar sua família, parabéns meu amigo”, aprova Eliesio Ferreira.

“O aplicativo chegou para ficar, estamos na época da inovação, com certeza é mais barato, tem cliente para todos. Agora e só os mototaxistas se adequarem, não precisa brigar ou coisa assim, estamos em um Estado de Direito”, comenta Levi Costa.

“Deixa o rapaz trabalhar, é melhor do que ficar fazendo coisas ruins pra população… Está de parabéns. Qual o número do Uber moto?”, opina Elizangela Pimentel.

O embate entre aplicativo de moto e mototaxistas, em Marabá, não é novidade. Em maio, a empresa multinacional, por meio de uma agência de publicidade, contratou uma equipe de comunicação visual marabaense para espalhar pela cidade outdoors que anunciavam a chegada da empresa “Uber Moto” na cidade. Mas a propaganda não durou muito, todos foram rasgados, alguns com menos de 1 hora após a instalação.

Na ocasião, o representante da associação de mototaxistas de Marabá (que pediu para não ser identificado), informou à Reportagem – por meio de ligação telefônica – que tão logo soube das propagandas espalhadas pela cidade, se dirigiu à delegacia para registrar boletim de ocorrência contra a instalação dos outdoors. Segundo ele, a lei de mobilidade urbana proíbe que passageiros sejam transportados por veículos de duas ou três rodas, que tenham sido solicitados via aplicativo de transporte.

O QUE É O APP DE MOTO

Semelhante ao serviço ofertado por carro, o aplicativo de moto é a modalidade em que o cliente solicita um motociclista via aplicativo, para conduzi-lo até seu destino. Segunda a companhia, uma das vantagens da nova categoria é a tarifa ser mais barata do que a cobrada para corridas de automóvel.

O QUE DIZ A LEI

Na Lei Federal nº 13.640, o artigo 11-B diz que somente motoristas com carteira nacional de habilitação, categoria B, estão autorizados a realizarem o serviço de transporte por aplicativo.
“O serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros previsto no inciso X do art. 4º desta Lei, nos Municípios que optarem pela sua regulamentação, somente será autorizado ao motorista que cumprir algumas condições, entre elas possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior que contenha a informação de que exerce atividade remunerada”.
A reportagem vem tentando contato com a empresa Uber ou seus representantes para ouvi-la sobre as ocorrências em Marabá, mas ainda não teve retorno. (Luciana Araújo)