📅 Publicado em 04/09/2025 08h30
O Grupo Guerreiros do Quilombo realiza no próximo dia 12, às 19 horas, a primeira Mostra Cultural Solidária, na Praça do Liberdade, em Marabá. O evento, é um projeto aprovado Lei Aldir Blanc, e vai reunir apresentações de capoeira, manifestações culturais e arrecadação de alimentos para doação às famílias atendidas pelo grupo nos núcleos da cidade.
Em entrevista ao Correio de Carajás, a graduada Sinhá, nome de capoeira de Driele Santos, explicou que a iniciativa busca integrar arte e solidariedade. “O intuito é arrecadar alguns alimentos para montar cestas básicas e fazer doações às famílias”, afirma.
A programação inclui roda de capoeira, apresentações de maculelê, samba de roda, carimbó e dança com fogo, além de atividades voltadas a diferentes faixas etárias. “Nessa mostra cultural vamos apresentar ao público o lado cultural do projeto. Vamos ter uma vivência mostrando a capoeira em todas as diretrizes do esporte”, diz Driele.
Leia mais:
Ela também destaca que a participação do público não está condicionada à doação de alimentos, mas toda contribuição será bem-vinda. “Não criamos uma meta, deixamos opcional. A intenção é que todo mundo participe”, conclui.
A VOZ DO MESTRE
À frente do grupo no Pará, o mestre Zumbi, Ginaldo Oliveira, reforça o papel social da capoeira e da cultura popular. “Dentro da região, a gente desenvolve várias atividades ao longo de muitos anos. Para mim é uma honra”, conta.
Para ele, a mostra é mais uma etapa de um esforço contínuo que atravessa décadas. “Disseminamos a cultura e o esporte, o que para mim é uma honra. Nosso objetivo é proporcionar aos alunos uma boa oportunidade na vida, mostrar que existe um outro lado melhor, que é através do esporte e da cultura”, finaliza.
Ginaldo também ressalta a importância do envolvimento da comunidade. “Para a gente é muito gratificante se a população puder estar presente, dar sua contribuição, levar um alimento não perecível e ajudar a atender não só as pessoas que já assistimos, mas outras também. Nosso objetivo é expandir ainda mais o trabalho em Marabá”.

SOBRE O GRUPO
Fundado oficialmente em 22 de junho de 1994, em Marabá, o Grupo Guerreiros do Quilombo atua em diferentes núcleos da cidade, como São Félix, Nova Marabá e Cidade Nova. O projeto atende crianças, jovens e adultos sem distinção de gênero, raça, cor ou religião, promovendo valores de disciplina e cidadania.