Estão abertas, até o dia 30 de março, as inscrições para a III edição da Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará (Mocisspa), evento que se consolida como um dos principais espaços de incentivo à cultura científica e ao ensino investigativo na região sul e sudeste do Pará. O projeto é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
A mostra tem como objetivo integrar estudantes e docentes da educação básica, profissional e superior, incentivando a promoção de feiras científicas em municípios das regiões de abrangência da Unifesspa, com a participação de escolas e Instituições Federais de Ensino Superior.
Podem submeter trabalhos, estudantes do Ensino Fundamental (anos finais, do 6º ao 9º ano), Ensino Médio e Ensino Técnico Integrado, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino de Graduação. Cada projeto pode contar com até três autores, além de um orientador e um coorientador.
Leia mais:As submissões contemplam quatro grandes áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e do Universo; Ciências da Saúde e do Campo; Ciências do Cálculo e Engenharias; e Ciências da Sociedade, Humanidades e Linguagem. As inscrições de projetos seguem abertas até o dia 30 de março de 2026, por meio da plataforma Even3.
A Mostra de Finalistas, etapa presencial do evento, está marcada para o dia 27 de maio de 2026 e acontecerá no Carajás Centro de Convenções, em Marabá (PA). Os trabalhos selecionados concorrerão a medalhas e troféus para o 1º, 2º e 3º lugares, além de prêmios especiais que valorizam temáticas estratégicas para a região amazônica, como transformação social, sustentabilidade, diversidade, equidade, protagonismo feminino, inclusão, acessibilidade e diálogo social.
Entre os destaques estão os prêmios Vanguarda Científica MOCISSPA; Diversidade que Inspira; Paz e Diálogo na Amazônia; Meninas que Inspiram na Ciência e Tecnologia; Ciência Inclusiva e Ciência Pop, este último destinado ao projeto mais votado pelo público.
Entenda
Criada em 2018, a Mocisspa nasceu com o objetivo de estimular a iniciação científica nas escolas do sul e sudeste do Pará, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão e valorizando o protagonismo de estudantes e professores da educação básica, profissional e superior.
A segunda edição, realizada em 2019, ampliou o alcance do evento e consolidou sua relevância regional. A terceira edição, prevista para os anos seguintes, foi interrompida em razão da pandemia de COVID-19. Agora, o retorno presencial reafirma o compromisso da Mostra com a popularização da ciência, a integração entre ensino, pesquisa e extensão e a formação científica crítica e inclusiva.
Mais informações e as normas para submissão de projetos estão disponíveis na seção “Edital e Templates” da página oficial do evento:
