Correio de Carajás

Morte de peixes em lago de Parauapebas assusta moradores do Alto Bonito

Moradora do Alto Bonito mostra à Reportagem do CORREIO alguns dos peixes encontrados mortos no lago, em Parauapebas

Moradores do Residencial Alto Bonito, em Parauapebas, têm acompanhado e registrado a morte de muito peixes nas últimas semanas, em um grande lago que fica ali próximo, situação que tem causado preocupação por não saberem a causa.

O Correio de Carajás recebeu imagens da denúncia, e foi ao local checar a informação, confirmada assim que a equipe chegou ao referido lago, sendo possível ver em diferentes pontos peixes sem vida, boiando na superfície da água.

Qualidade da água é questionada: moradores usam lago para banho e, também, para pesca

Moradora do Residencial Alto Bonito, Conceição Ferreira contou à reportagem que esta mesma situação já havia acontecido tempos atrás, e agora voltou a se repetir. “Eles ficavam na superfície como se estivessem bebendo água, quando cheguei no lago não cabia nem um dedo, cheio de peixes com a cabeça para o lado de fora”, relembra a moradora.

Leia mais:

No dia em que a equipe do Correio esteve no lago, encontrou dois jovens que estavam no local. Eles conversaram com a reportagem, no entanto, pediram para não serem fotografados e que seus nomes não fossem citados. Afirmaram que os moradores usam o lago para fins recreativos, como nadar e até pescar. Sobre a morte dos peixes, eles afirmaram que o mau cheiro intensifica à noite.

Esgoto é um das fontes de alimentação do lago, que fica próximo ao Residencial Alto Bonito

O Correio de Carajás solicitou uma Nota de Esclarecimento, via e-mail, para a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas na semana passada, questionando se a água do lago poderia estar contaminada, e se esse poderia ser um dos motivos da morte dos peixes.

A Assessoria chegou a responder o e-mail perguntando qual seria a data do prazo final da matéria. Mesmo sendo informados do horário e questionados se enviaram a Nota, até a publicação desta notícia não obteve retorno.

Sem respostas da Ascom, a Reportagem do Correio de Carajás foi até a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMA), na manhã desta segunda-feira, 11. No entanto, a informação era que o secretário Thomas de Aquino não estava no local, sendo agendado para receber a equipe de reportagem somente na quarta-feira, 13. (Theíza Cristhine com colaboração de Ronaldo Modesto)