Correio de Carajás

Morre Richard Roundtree, de ‘Shaft’, o primeiro herói negro do cinema, aos 81 anos

Famoso por interpretar o primeiro herói negro em filmes de ação, Roundtree ganhou notoriedade no papel do detetive John Shaft, nos anos de 1970.

Richard Roundtree em 2019, em Los Angeles — Foto: Richard Shotwell/AP

O ator Richard Roundtree, conhecido por interpretar John Shaft, morreu nesta terça-feira (24), aos 81 anos, devido a um câncer no pâncreas. A informação foi divulgada pelo site de notícias americano Deadline.

Famoso por interpretar o primeiro herói negro em filmes de ação, Roundtree ganhou notoriedade no papel do detetive John Shaft, nos anos de 1970, que chegou a lhe render uma indicação ao prêmio Globo de Ouro de ator revelação.

Lançado em 1972, o primeiro longa de “Shaft” levou o Oscar de melhor trilha sonora original.

Leia mais:

Richard Roundtree (à esq.) em 1972 — Foto: AP
Richard Roundtree (à esq.) em 1972 — Foto: AP

“Shaft” é um dos pioneiros do chamado Blaxploitation, movimento cinematográfico dos anos de 1970 que pôs foco a atores, produtores e cineastas negros.

Roundtree também atuou em longas como “Ponto Fatal”, de 1984, “Seven: Os Sete Crimes Capitais”, de 1995, “George, o Rei da Floresta”, de 1997″, “A Ponta de um Crime”, de 2005″, e “Speed Racer”, de 2008.

“O trabalho e a carreira de Richard serviram como um ponto de mudanças para os protagonistas afro-americanos do cinema”, disse Patrick McMinn, empresário do artista, à Variety. “O impacto que ele teve na indústria não pode ser dimensionado.”

(Fonte:G1)