Correio de Carajás

Morre o advogado Antônio Joaquim, ex-presidente da OAB em Marabá

A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Marabá, confirmou no início da tarde desta quinta-feira (6) o falecimento de um dos seus ex-presidentes, o experiente causídico Antônio Joaquim Garcia, aos 84 anos. Ele era natural de Veríssimo, Minas Gerais, mas teve o ponto alto da sua atuação profissional aqui em Marabá, onde militava há muitos anos, sendo uma referência na advocacia agrária e em outros ramos.

“Líder inspirador, respeitado por todos, sempre alegre, um exímio multiplicador de conhecimento e simpatia. Compromissado com os princípios éticos e disciplinares, pessoa emblemática que dedicou sua vida à Advocacia e a defesa dos direitos fundamentais”, diz a nota da Subseção.

Antônio Joaquim era fundador do escritório Garcia e Filho Advogados Associados, no qual militava ombreado com o filho Luiz Gustavo Trovo Garcia Filho, atual conselheiro da OAB. Outra filha dele é a conhecida fisioterapeuta Patrícia Trovo Garcia.

Leia mais:

“O presidente da OAB Seccional Pará Dr. Eduardo Imbiriba, e o presidente da OAB Subseção de Marabá, Dr. Rodrigo Botelho e demais membros do Conselho Diretor do sistema OAB/PA, expressam toda solidariedade aos familiares, amigos e amigas, desejando força e consolo a todos. Dr. Antônio Joaquim eterno!!!”, finaliza a nota de pesar.

Antônio Joaquim Garcia também era um membro destacado e sempre ativo da Loja Maçônica Trabalho e Silêncio, pertencente ao Grande Orientes do Brasil (GOB). Nos graus filosóficos era Grau 33.

Ele também foi procurador do Incra por muitos anos.
A morte do veterano advogado foi em São Paulo, onde estava internado em luta contra um câncer. O sepultamento será em Uberaba (MG) no mausoléu da família, junto aos pais dele. (Da Redação)