📅 Publicado em 26/01/2026 10h31
Faleceu, por volta das 8 horas desta segunda-feira (26), em um hospital em Goiânia (GO), o empresário Antônio Rodrigues Barbosa, mais conhecido como “Toninho da Coca-Cola”. Ele estava internado há pouco mais de 20 dias na capital goiana, para onde foi transferido em uma UTI aérea. A causa da morte não foi divulgada pela família.
Toninho Barbosa foi uma figura central no desenvolvimento empresarial de Marabá. Em 1984, em parceria com o Grupo Simões, fundou a fábrica da Coca-Cola na cidade, um marco que inseriu Marabá no mapa da produção industrial daquela multinacional. Anos depois, nos anos 2000, demonstrou mais uma vez sua visão de futuro ao construir o Shopping Verdes Mares, no coração da Nova Marabá.
Além de sua atuação como empreendedor, Toninho era amplamente reconhecido por seu trabalho filantrópico e envolvimento com a comunidade. Ele foi o patrono do Lar São Vicente de Paulo, tendo doado o terreno onde a instituição, que abriga pessoas idosas, foi construída – uma antiga chácara de sua família às margens do Rio Tocantins.
Leia mais:Na Igreja Católica, era um membro ativo e um contribuinte dedicado, apoiando diversas ações e o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
O corpo do empresário será trasladado ainda nesta segunda-feira para Marabá. O velório acontecerá na capela do cemitério particular Parque das Flores, localizado no Km 5 da Rodovia Transamazônica, na saída para Itupiranga.
Antônio Rodrigues Barbosa deixa a esposa, Maria Conceição Lopes Barbosa, e os filhos, Lorena, Danilo e Renato Lopes Barbosa, além de netos.
O padre Ademir Gramelik, que conviveu de perto com o empresário, lamentou a perda em fala ao Correio de Carajás: “O senhor Toninho foi uma das pessoas mais especiais e caridosas que conheci. Logo que cheguei a Marabá, iniciamos uma amizade. Ele me ajudou muito no Lar São Vicente, pois, na época, eu também era capelão do Exército e o lar era uma de nossas missões. Ele estava sempre disponível. Depois, no Santuário (da Nossa Senhora de Nazaré), sempre se colocava à disposição para ajudar nas obras. Oro ao Senhor para que ele seja muito bem acolhido no céu, nos braços do Pai”.
