Correio de Carajás

Morre Dona Neves, mais atuante tacacazeira de Marabá

Dona Neves era uma das mais tradicionais e conhecidas tacacazeiras de Marabá
Por: Da Redação
✏️ Atualizado em 09/09/2025 17h27

Faleceu nesta segunda-feira, dia 8 de setembro, a comerciante e culinarista Maria das Neves Lopes Lima, mais conhecida como “Dona Neves”. Aos 63 anos, ela foi vítima de uma infecção generalizada. A notícia de sua morte gerou grande repercussão em Marabá, onde era uma figura querida e respeitada, famosa por servir delícias da culinária paraense, como o tacacá e o vatapá, na Praça Duque de Caxias.

De acordo com informações de seu filho, Erick Lima Camargo, Neves enfrentava um quadro delicado de saúde, com uma infecção urinária e hiponatremia – uma condição caracterizada pelo baixo nível de sódio no sangue. Seu estado era agravado por comorbidades como diabetes tipo 2, sequelas de doenças respiratórias e um histórico de tabagismo.

A trajetória de Dona Neves na gastronomia de Marabá começou em 1987, quando, ao lado de seu esposo, Mário Antônio Ribas Camargo, o “Paulista”, fundou o restaurante “Gosto Paraense”. O estabelecimento se tornou um ponto de referência na cidade para quem desejava apreciar a autêntica comida típica do Pará.

Leia mais:

Após o falecimento de Mário em 2012 e o fechamento do restaurante, Dona Neves não abandonou sua paixão. Inicialmente, passou a vender suas iguarias próximo ao Palacete Augusto Dias, hoje sede do Museu Municipal.

Em 2015, estabeleceu seu famoso ponto de venda sob uma frondosa mangueira na Praça Duque de Caxias, em frente à sede da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM), onde conquistou uma clientela fiel que frequentava o local para saborear seus pratos e desfrutar de sua companhia.

Homenagens e despedida

A Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM) emitiu uma nota de pesar lamentando profundamente o falecimento da comerciante. “Com os mais sinceros votos de condolências, na certeza da vida eterna, Diretoria, Associados e todos os Colaboradores da ACIM rogam pelo consolo da família e amigos, em Deus Nosso Senhor, enfatizando que estamos sensibilizados e solidários pela dor da perda de tão amada pessoa.”, diz um trecho da nota, que também roga pelo consolo da família e amigos.

Dona Neves deixa seu único filho, Erick Lima Camargo

O corpo está sendo velado na residência da família, localizada na Travessa João Parsondas de Carvalho, 487, no núcleo da Marabá Pioneira. O sepultamento está marcado para esta terça-feira, dia 9, às 10 horas, no Cemitério de São Miguel, no mesmo bairro.