Correio de Carajás

Morre diretor Richard Donner, de ‘Superman’ e ‘Os Goonies’

Foto: Valerie Macon/AFP
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Cineasta faleceu aos 91 anos; ele também foi responsável pela saga 'Máquina Mortífera' e por episódios de 'Além da Imaginação'

O cineasta americano Richard Donner, que dirigiu o primeiro filme Superman (1978) e filmes populares como Os Goonies (1985) Máquina Mortífera (1987), morreu nesta segunda-feira, 5, aos 91 anos, relataram seus parentes. A viúva de Donner, Lauren Schuler Donner, relatou a morte à publicação comercial Deadline, e a produtora do cineasta confirmou a notícia à revista Variety, sem revelar a causa ou o local da morte.

Donner dirigiu alguns dos filmes mais icônicos dos anos 1970 e 1980, começando com o filme de terror A Profecia (1976), no qual aplicou parte do que aprendeu trabalhando na famosa série de mistério da televisão The Twilight Zone. O maior sucesso veio dois anos depois com Superman, estrelado por Christopher Reeve e que arrecadou mais de US$ 300 milhões em bilheteria em todo o mundo, mais de cinco vezes seu orçamento de US$ 55 milhões.

Richard Donner, diretor de 'Os Gonnies', morreu aos 91 anos
Richard Donner, diretor de ‘Os Gonnies’, morreu aos 91 anos/ Foto: Reuters

“Seu Superman é o epítome dos filmes de super-heróis de hoje. Continuaremos tentando chegar ao nível que ele deixou”, disse o presidente da Marvel, Richard Feige, durante um tributo a Donner em 2017 organizado pela Film Academy.

Leia mais:

Também o então presidente da DC Entertainment, Geoff Johns, definiu Superman naquela gala como “o melhor filme de super-herói da história” e elogiou Donner por fazer o público acreditar “que um homem pode voar”.

Outro de seus filmes cult é Os Goonies, uma comédia em que um grupo de crianças procurava um tesouro escondido e que marcou a infância de milhões de pessoas em todo o mundo.

Donner também deixou sua marca com O Feitiço de Áquila (1985), um filme romântico estrelado por Michelle Pfeiffer. Mas foi a saga Máquina Mortífera que o levou à meca dos diretores que geraram mais de um bilhão de dólares nas bilheterias, com quatro filmes de sucesso estrelados por Danny Glover e Mel Gibson.

Nas décadas de 1980 e 1990, ele continuou dirigindo “sucessos de bilheteria”: voltou a Gibson para Maverick (1994) e Teoria da Conspiração (1997), depois de trabalhar com Bill Murray na comédia de Natal Os Fantasmas Contra Atacam (1988). E, com Antonio Banderas e Sylvester Stallone, realizou Assassinos (1995).

“Ser diretor foi o melhor presente do mundo. Não foi um trabalho. Foi um prazer”, disse Donner, durante a gala em sua homenagem organizada em 2017 pela Academia.

Donner se apaixonou por sua esposa, a produtora Lauren Shuler, depois de trabalharem juntos em Ladyhawke, e começou a produzir vários projetos com ela, incluindo a terceira parcela de A Profecia e a trilogia infantil Free Willy.

Em seus últimos anos de atividade, foi o produtor executivo do blockbuster X-Men (2000) e sua prequel X-Men Origens: Wolverine (2009), que manteve viva sua conexão com filmes de super-heróis. Nascido no Bronx, em Nova York, em 1930, Donner estudou negócios e teatro e começou sua carreira de ator em palcos off-Broadway, mas logo se interessou por dirigir e deu seus primeiros passos na televisão. (Fonte:Terra)

Comentários
Ashton Kutcher e Mila Kunis revelam que não tomam banho todos os dias; comentário rende memes

Ashton Kutcher e Mila Kunis revelam que não tomam banho todos os dias; comentário rende memes

Ashton Kutcher e Mila Kunis revelaram em entrevista ao podcast “Armchair Expert” que não tomam banho todos os dias. Durante…
DDD dá nome para grupo de RAP marabaense

DDD dá nome para grupo de RAP marabaense

Parece uma sopa de letras e números, mas o nome de um grupo de RAP de Marabá faz todo sentido…
Ator Orlando Drummond morre aos 101 anos no Rio de Janeiro

Ator Orlando Drummond morre aos 101 anos no Rio de Janeiro

Mais conhecido por interpretar o papel de “Seu Peru” no programa de humor “Escolinha do Professor Raimundo”, o ator Orlando Drummond…
Fausto Silva estreia na Band em janeiro de 2022

Fausto Silva estreia na Band em janeiro de 2022

A Band confirmou hoje (27) a estreia do apresentador Fausto Silva na grade da sua programação para janeiro de 2022, em atração ainda…
Ney Matogrosso ganhará cinebiografia

Ney Matogrosso ganhará cinebiografia

A Paris Entretenimento anunciou que produzirá uma cinebiografia para o cantor e compositor Ney Matogrosso. Intitulada Homem com H, a produção terá direção de Esmir…
Wesley Safadão comenta vídeo de pastor abraçando criança: "Internet doente"

Wesley Safadão comenta vídeo de pastor abraçando criança: "Internet doente"

Vídeo publicado nos stories do cantor Wesley Safadão repercutiu negativamente nesta segunda-feira, 26. Nas imagens, é possível ver ao fundo o pastor André…