Correio de Carajás

Morre Braz Bueno, importante pecuarista do Pará

Um dos mais bem sucedidos pecuaristas do Pará, Braz de Oliveira Bueno faleceu na quinta-feira (15), em Brasília, a uma semana do seu aniversário de 101 anos. Com fazendas em Curionópolis e em Brejo Grande do Araguaia ele era muito respeitado no agronegócio, sendo um referencial no Brasil em agricultura, pecuária e indústria. A prefeita de Curionópolis, Mariana Chamon, decretou luto oficial no Município em honra ao empresário e sua importância para a comunidade.

Braz era casado há 63 anos com Inez Terezinha Leão Bueno, deixa quatro filhos: Fernando, Nora, Helvécio e Adriana, seis netos: Leonardo, Priscilla, Isabella, Bruno, Thaís e Camilla e dois bisnetos: Melissa e Miguel. Ele era natural Arapuá, em Minas Gerais, oriundo de família de oito irmãos. Ainda na adolescência iniciou o seu envolvimento com os negócios do campo, desenvolvendo capacidade e dedicação que lhe tornaram um dos grandes do setor.

O pecuarista tinha Título de Cidadão do Pará, Cidadão Curionópolense e Cidadão Marabaense, todos conferidos a ele ao longo da última década. Marabá também decretou luto oficial em sua homenagem.

Leia mais:

VIDA DE TRABALHO

Mesmo aos 100 anos Braz Bueno era conhecido por seus funcionários como tendo ótima memória e mantinha o hábito da visita às fazendas da família. Nunca deixou de trabalhar. Uma vez por mês, ele batia ponto na Fazenda Santo Antônio, em Curionópolis, nome que ele escolheu em honra ao santo ao qual era devoto.

“Gosto muito de vir para cá para comprar bezerros, andar na fazenda de carro e acompanhar as compras e vendas, além de pescar na represa da sede, meu principal hobby atualmente”, contou Braz em recente entrevista à revista Pasto Extraordinário.

A Prefeitura de Curionópolis decretou luto oficial após notícia do falecimento

O velório aconteceu ao longo da tarde desta sexta-feira (16), no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, em Brasília, onde também será o sepultamento. (Da Redação)