Correio de Carajás

Morre a ex-prefeita e ex-deputada federal Bel Mesquita, aos 72 anos

A ex-prefeita de Parauapebas Isabel Mesquita, a Bel, faleceu nesta quinta-feira (19), após batalha contra um câncer, e enquanto mantinha tratamento em Belém. O diagnóstico de tumor no pâncreas ocorreu ainda em 2023 e foi operado, mas o câncer voltou a se manifestar este ano e Bel foi internada no Hospital Porto Dias, na capital, na última semana, já em estado delicado.

Bel em registro mais recente, de abril deste ano

Ana Isabel Mesquita de Oliveira nasceu em Jundiaí (SP), e veio para Parauapebas logo no início dos anos 1980, tornando-se prefeita do município por dois mandatos – de 1997 a 2004. Elegeu-se deputada federal em 2006, destacando-se no Congresso Nacional por integrar as comissões de Educação e Cultura e de Seguridade Social e Família, tendo sido procuradora-adjunta da Procuradoria Especial da Mulher em 2009. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff nomeou-a secretária Nacional de Políticas de Turismo, cargo no qual permaneceu até o ano seguinte.

Parauapebas era para Bel uma “cidade gostosa de se viver” e constituiu muitos amigos, tanto que era seu desejo que seu corpo fosse enterrado na cidade.

Leia mais:

Bel Mesquita foi a primeira e única mulher a ser prefeita de Parauapebas (PA) por dois mandatos, assumindo a terceira administração da cidade após sua emancipação política e administrativa em 1988, sempre foi uma pessoa preocupada com as questões sociais. Sua história de vida demonstra isso desde sua adolescência.

Bel também era ex-esposa de Faisal Salmen, outro que também governo o município de Parauapebas e que a lançou na política. Ele morreu em 23 de julho de 2021, também vítima de um câncer.

(Da Redação, com Pebinha de Açúcar)