A ex-prefeita de Parauapebas Isabel Mesquita, a Bel, faleceu nesta quinta-feira (19), após batalha contra um câncer, e enquanto mantinha tratamento em Belém. O diagnóstico de tumor no pâncreas ocorreu ainda em 2023 e foi operado, mas o câncer voltou a se manifestar este ano e Bel foi internada no Hospital Porto Dias, na capital, na última semana, já em estado delicado.
Ana Isabel Mesquita de Oliveira nasceu em Jundiaí (SP), e veio para Parauapebas logo no início dos anos 1980, tornando-se prefeita do município por dois mandatos – de 1997 a 2004. Elegeu-se deputada federal em 2006, destacando-se no Congresso Nacional por integrar as comissões de Educação e Cultura e de Seguridade Social e Família, tendo sido procuradora-adjunta da Procuradoria Especial da Mulher em 2009. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff nomeou-a secretária Nacional de Políticas de Turismo, cargo no qual permaneceu até o ano seguinte.
Parauapebas era para Bel uma “cidade gostosa de se viver” e constituiu muitos amigos, tanto que era seu desejo que seu corpo fosse enterrado na cidade.
Leia mais:Bel Mesquita foi a primeira e única mulher a ser prefeita de Parauapebas (PA) por dois mandatos, assumindo a terceira administração da cidade após sua emancipação política e administrativa em 1988, sempre foi uma pessoa preocupada com as questões sociais. Sua história de vida demonstra isso desde sua adolescência.
Bel também era ex-esposa de Faisal Salmen, outro que também governo o município de Parauapebas e que a lançou na política. Ele morreu em 23 de julho de 2021, também vítima de um câncer.
(Da Redação, com Pebinha de Açúcar)