A Vila Permanente, residencial sob a tutela da estatal Eletronorte, na cidade de Tucuruí, está com as duas entradas e saídas interditadas. A manifestação teve início na manhã desta terça-feira (10), por volta de 7 horas. Ontem, um comboio da Equatorial Energia chegou à vila com escolta da Polícia Militar. Os moradores relutam contra a instalação de medidores de energia elétrica e pela compra das casas.
Na semana passada o grupo de manifestantes interditou, com piquete, uma das entradas da vila, onde permaneceram por três dias. Nesta terça-feira radicalizaram e fecharam as duas entradas e saída. “Ninguém entra, ninguém sai daqui enquanto não formos ouvidos”, afirma um manifestante. Somente a passagem de veículos com doentes é permitida e com destino ao Hospital Regional de Tucuruí.
Os mais de 12 mil moradores da Vila Permanente travam uma luta com a estatal Eletronorte depois da transferência da cobrança de energia para a Equatorial Energia, que ganhou o direto de cobrança na Justiça paraense. Segundo um representante de moradores, a conta de energia consumida é embutida numa “taxa de serviço” paga à Eletronorte.
Leia mais:Nesta segunda-feira, os veículos e funcionários da Equatorial chegaram à Vila Permanente escoltados por viaturas da Polícia Militar, para iniciar a instalação dos medidores nos mais de 2,5 imóveis habitados.
Por intermédio do deputado federal Cássio Andrade está prevista uma reunião online na próxima quinta-feira (12) entre representantes da Eletronorte e comissão de moradores. Inicialmente, a proposta de compra e alienação dos imóveis está descartada, segundo um representante da Eletronorte. (Antonio Barroso)
A Equatorial Energia Pará enviou uma nota de posicionamento sobre o caso, às 16h desta terça-feira (10). Confira na íntegra:
É importante destacar que, em virtude da incorporação de todas as instalações da Eletronorte referentes às redes do sistema de distribuição de energia elétrica que atendem às unidades residenciais/comerciais dos bairros da Vila Permanente de Tucuruí e Km 11 pela Equatorial Pará, a partir de 01/10/2021, as unidades serão atendidas por estrutura de fornecimento da Concessionária de Distribuição de Energia Elétrica, sendo desativada a configuração atual de fornecimento pela Eletronorte”