Andar pelas ruas do bairro Park Carajás virou um desafio nos últimos quatro anos. O mato toma conta da pista e o que era asfalto virou lama. Os buracos estão por toda parte. “Quando chove quase tudo fica debaixo d’água”, desabafa o ajudante de pedreiro Ruan Amaral.
A falta de saneamento é outro drama enfrentado pelos moradores do bairro. Os detritos que saem das casas são jogados direto na rua. “Aqui não temos rede de esgoto, o que compromete nossa qualidade de vida”, diz o autônomo Raimundo Pereira.
Em uma das vias os moradores resolveram fazer um boneco com restos de canos e roupas velhas para sinalizarem o perigo, principalmente à noite, por causa da falta de iluminação pública no local. “Nos sentimos abandonados pelo poder público”, reclama Elielson Miranda. Já o encanador Daniel Carvalho diz que todos os bueiros estão entupidos e pede socorro.
Leia mais:Em quase todas as ruas do bairro o mato está tão alto que quase chega ao telhado das casas. Seu Rildo diz que não sabe mais a quem recorrer. Na frente da residência dele o buraco virou cratera e a situação está assim há quase três anos. “Já virou nosso companheiro”, conta o morador, bem-humorado.
Andar pelo Park Carajás nunca foi tão complicado para Fernanda. “Sair com minha filha é um desafio ainda sem data para terminar. Acidentes por aqui são muitos comuns”, lamenta a dona de casa.
Segundo a prefeitura de Canaã, o bairro é um loteamento novo, que ainda não foi repassado à administração municipal. De acordo com a gestão, a empresa responsável pela área já foi notificada pelo Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb), para que sejam feitos os reparos necessários. (Nyelsen Martins)