Correio de Carajás

Moradores do Filadélfia comemoram nova ponte

Após a assinatura do convênio entre a Prefeitura Municipal de Marabá e o Governo do Estado na última quarta-feira (11) para a construção da terceira ponte sobre o Rio Itacaiunas, o Correio de Carajás foi até o Bairro Filadélfia, no Núcleo Cidade Nova, um dos que serão impactados com a obra, para conversar com alguns moradores e saber a opinião deles.

Leina Luz, moradora da Rua 4 de Março há cerca de cinco anos, conta que ficou sabendo sobre a construção da ponte, mas pelos burburinhos que tem ouvido pelo bairro, sua rua não será afetada diretamente com a construção da nova ponte.

“Ninguém veio conversar com a gente até agora. Temos visto uma movimentação de carros passando aqui na rua. Mas a única coisa que sei é que ela vai passar por dentro da chácara ali da beira do Rio Itacaiunas”.

Leia mais:

Para a moradora, a obra só tem a trazer benefícios para a localidade, que precisa de asfalto, posto de saúde, escolas e creches. “Acredito que com a ponte muita coisa vai melhorar”, finaliza.

A equipe de reportagem esteve na chácara informada, localizada na beira do rio, mas não havia ninguém no local.

No entanto, foi informado ao Correio de Carajás que em uma outra chácara, ali próximo, já haviam sido feitas demarcações por funcionários que estão à frente da obra.

Chácara Canaan já está com algumas demarcações no terreno para o projeto da construção da nova ponte

A Chácara Canaan é um dos pontos que sofrerão o impacto direto. Juraci Ferreira, que mora há 8 anos no local, cedido pelo dono e amigo – já falecido – afirma que piquetes já foram colocados em alguns pontos do terreno e mostrou onde estão. “Não tem muito tempo que vieram aqui. Eles (os trabalhadores) não falaram, eu que perguntei se era verdade que a ponte ia passar por aqui e eles afirmaram que sim”.

Segundo seu Juraci, além das demarcações no terreno, eles fizeram medições em sua residência.

Questionado sobre uma possível desocupação da área, o morador contou que até agora não sabe de nada, mas que tem ciência que provavelmente vai ter que sair do local.

“Sei que vou precisar sair. É uma obra muito grande. Mas essa ponte vai ser ótimo para o trânsito, vai desafogar a outra. Hoje eu nem saí de moto, fui de lotação porque eu estou com medo desse trânsito”, conta.

O Correio de Carajás foi até a Associação de Moradores do Bairro Filadélfia, mas o presidente não quis conversar com a reportagem sobre o assunto.

Nova ponte

A terceira ponte terá 518,5 metros de extensão e será uma nova alternativa de via ligando os Núcleos Nova Marabá e Cidade Nova.

De acordo com informações repassadas pela Prefeitura de Marabá, o projeto impactará Bairros Filadélfia, São Miguel da Conquista e pelas Folhas 33 e 35.

O projeto executivo está em processo de elaboração e assim que estiver pronto será iniciado o processo licitatório da obra, que está orçada em mais de R$ 90 milhões. (Ana Mangas)