A poluição sonora não incomoda apenas nas grandes cidades. Em Conceição do Araguaia, sul do Pará, um número cada vez maior de carros e motocicletas com sons de propagandas em volume alto circulam diariamente pelas ruas. A prática antes adotada com frequência apenas durante as campanhas eleitorais proliferou-se e estendeu-se à divulgação de propagandas comerciais.
Muitas pessoas relatam que se sentem incomodadas pelo barulho excessivo provocado pelas propagandas volantes, que causam irritação e estresse. Segundo relatos, alguns veículos de propaganda ignoram não apenas o volume do som, mas a proibição para circular em frente ou nas proximidades das escolas. Outra crítica é que os carros de som “atrapalham” o trânsito, pois trafegam muito lentamente.
A reclamação é maior entre os moradores do Centro. “Incomoda bastante, o som é muito alto e eles passam várias vezes no mesmo dia. É irritante”, diz a estudante Amanda Dias. “Sei que eles estão trabalhando, alguns circulam com o som num volume tranquilo, mas infelizmente outros não têm o mínimo respeito. Perturbam mesmo. Fica até difícil atender os clientes aqui na loja”, disse um lojista que pediu para não ser identificado.
Leia mais:A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Conceição do Araguaia (SEMARH) informou que denúncias de poluição sonora podem ser feitas ao órgão, na Avenida Magalhães Barata, anexo ao Incra, de segunda a sexta, das 8h às 14h. Vídeos de veículos com barulho excessivo, desrespeitando o Artigo 149 do Código de Postura do Município, que estabelece o limite de 65 decibéis, podem ser usados como elemento comprobatório nas denúncias, que segundo o órgão, serão devidamente averiguadas. (Delmiro Silva – Freelancer)