Correio de Carajás

Moradores da Folha 33 reclamam de rota de manilha por seus quintais

Um grupo de moradores da Quadra 38 da Folha 33 veio à Redação do CORREIO para reclamar que a Prefeitura de Marabá estaria se mobilizando para colocar manilhas para escoar águas pluviais e esgoto de residências, causando problemas em suas propriedades.

Segundo os moradores, uma lagoa localizada entre mais de 20 as residências e o Rio Itacaiunas fica cheia de peixe e eles temem que ela passe a exalar mal cheiro e fique poluída com os dejetos lançados no local. Como resultado, mais de 20 casas seriam impactadas diretamente com a passagem da tubulação.

É o que conta, por exemplo, o casal Manara Santos e Genival Rodrigues, que dizem ter tentado sugerir outra rota para os representantes da PMM, sem passar por dentro de quintais, mas não teriam sido ouvidos. “Temos certeza que há como desviar essas manilhas, mas apenas nos ameaçaram, dizendo que iriam levar o caso para o Ministério Público, que não temos documentos dos locais em que moramos”, alega.

Leia mais:
Manara e Katiana mostram caminho alternativo e temem ficar com fedor como herança

Ainda segundo Manara, que diz residir há mais de dez anos no local, os moradores possivelmente impactados estão temerosos de que terem prejuízos com destruição de parte dos muros de suas casas e ainda com possível alagamento no período de chuvas. “Nessa lagoa a gente pega peixe que entra durante a enchente. É uma água limpa e tenho certeza que com a chegada do esgoto ela vai morrer”, reclama Manara.

Posição semelhante tem o casal Katiana Lima Brito e Francisco de Assis, também residente na Folha 33 Quadra 38. Eles se sentem encurralados com a decisão aparentemente intransigente de passar os bueiros por dentro dos quintais dos moradores, sem um diálogo com os mesmos. “Foram lá e só informaram, sem nos dar a chance de argumentar, o que é preocupante”, diz ela.

A Reportagem do CORREIO foi ao local e verificou que, de fato, os moradores, bastante humildes, poderão sofrer algum tipo de perda com o projeto de resolver o problema de escoamento das águas pluviais para o Rio Itacaiunas.

Procuramos o secretário municipal de Obras, Fábio Moreira, e ele garantiu que não passará pela tubulação esgoto de residências, apenas águas pluviais e servidas. “Quem trabalha com esgoto é a Cosanpa. Mas onde ela não atuou ainda, nós colocamos manilhas para águas pluviais e servidas para que possamos pavimentar algumas ruas. Não há mal cheiro”, sustentou.

Fábio disse que não vê problema nenhum em ouvir as sugestões dos moradores da Quadra 38 e sugeriu que uma representação deles se dirija até seu gabinete na Secretaria de Obras, para que ele possa avaliar a alternativa apresentada. “Como recebo muitas pessoas por dia, pode ser que demore um pouco para recebe-los, mas nunca vou embora deixando de ouvir as pessoas que me procuram”, garante.