Uma moradora de Jacundá, no sudeste do Pará, registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil relatando ter sido vítima de um golpe virtual através de uma mensagem instantânea no WhatsApp. Ela transferiu mais de R$ 7 mil em duas operações.
Na delegacia, a vítima contou que recebeu uma mensagem supostamente enviada por sua filha, que reside em outro estado. O golpista utilizou a foto da filha da vítima e alegou ter trocado de número de celular recentemente. Ele afirmou que precisava realizar alguns pagamentos, mas estava sem limite de crédito. A mulher, acreditando que estava ajudando a filha, fez duas transferências nos valores de R$ 3.980,00 e R$ 3.470,00. O golpe ocorreu no dia 9 deste mês, mas só agora veio a público.
Orientada, a vítima acionou o Mecanismo Especial de Devolução (MED), um recurso do PIX ativo desde 2021, criado para facilitar a devolução de valores em caso de fraudes. O MED permite o bloqueio dos recursos na conta recebedora após uma reclamação de fraude ou envio de recursos por engano, para que o banco possa avaliar o caso e, se necessário, devolver o dinheiro.
Leia mais:Segundo dados do Banco Central do Brasil (BC), mais de 2,5 milhões de pedidos de devolução por fraude foram registrados pelo MED até julho deste ano. No caso da moradora de Jacundá, contudo, não foi possível recuperar as transferências.
(Antonio Barroso – Freelancer)