Correio de Carajás

Mobilidade: terceira ponte sobre o rio Itacaiunas é inaugurada

Na noite desta sexta-feira (27) foi inaugurado um elemento importante para a mobilidade urbana de Marabá: a Ponte ‘Dona Ana Miranda’, a terceira travessia sobre o Rio Itacaiunas na cidade, que interliga os núcleos Cidade Nova e Nova Marabá. O tráfego de veículos, no entanto, será liberado oficialmente apenas na tarde de sábado (28), conforme apurou o Correio de Carajás.

solenidade foi marcada pela benção de dom Vital Corbellini e de Jair Barata Guimarães, que, além de pastor, é secretário de Segurança Institucional do município. A festa contou também com show de artistas locais e uma queima de fogos.

IMPACTO

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A nova estrutura vai impactar no tráfego da cidade, reduzindo congestionamentos na BR-230 (Rodovia Transamazônica), uma das maiores dores de cabeça do marabaense. Com 577 metros de extensão e 16 metros de largura, a estrutura chama a atenção por sua parte estaiada, que possui 244 metros e dá um diferencial arquitetônico e funcional à obra. Há ainda faixas de passeio medindo 1,60 metros em ambos os lados.

“Vai melhorar muito a nossa vida, agora as viagens serão mais curtas”, comemora Ibraim de Almeida, 57 anos, forneiro industrial. Ele mora no bairro Vale Itacaiunas, na margem esquerda do rio e agora é vizinho da nova ponte.

O forneiro trabalha no núcleo Cidade Nova, mas possui uma chácara do lado direito do Itacaiunas (no sentido que o rio corre), a nova estrutura vai facilitar para que ele traga suas verduras para comercialização. Radicado em Marabá há 35 anos, Ibraim está entre os moradores que tanto ansiavam pela nova ponte.

Gerando um impacto positivo no trânsito da cidade, a ponte vai atender uma frota superior a 157 mil veículos (conforme levantamento recente do Ministério dos Transportes), incluindo automóveis, caminhões, motocicletas, entre outros meios de transportes.

“Uma ponte de proporções gigantescas”, afirma Ana Betânia Moreira, secretária de Obras. Em conversa com a reportagem do Correio de Carajás, ela revelou que os mastros centrais possuem 41 metros de altura, medida entre o topo do bloco até em cima.

“As pedras na cabeceira, para fazer o gabião, tinham mais de 10 mil metros cúbicos de pedra”, detalha. Para erguer a estrutura colossal, foram empregadas mais de 250 pessoas. Entre as que trabalharam na obra, nos acessos e no projeto como um todo. Nenhum acidente foi registrado durante a construção.

A nova ponte é estaiada e a característica não é apenas estética, mas funciona para sustentar a estrutura. O resultado disso é o fato dela não ter pilares dentro do rio – pois está segura pelos esteios, conectados aos mastros centrais – e por isso, embarcações podem navegar com tranquilidade por baixo dela.

DECRETO DE RESTRIÇÃO

Em termos de estrutura, a ponte está preparada para receber cargas pesadas, mas não é prudente que se passe grandes carretas por ela, é o que afirma Betânia ao ser questionada sobre o decreto de restrição de tráfego publicado na quinta-feira (26). No documento consta a proibição da circulação de veículos de carga na estrutura, batizada de Ponte Dona Ana Miranda.

O texto, assinado pelo prefeito Tião Miranda, especifica que a proibição está destinada a caminhões com peso bruto total (PBT) combinado (PBTC) acima de 25 toneladas, comprimento total acima de 7 metros e tara acima de duas toneladas. A medida é válida para todos os dias da semana.

“Nós temos rodovias preparadas para isso (tráfego desses veículos, até porque pelo lado do Belo Horizonte as ruas estão em um bairro residencial e são estreitas e não é possível que esses veículos façam manobras”, afirmou a secretária. (Luciana Araújo)

 

Prefeito Tião Miranda discursa e dá detalhes sobre a obra

 

Foto: Evangelista Rocha