Correio de Carajás

Missa no Santuário da Folha 16 abre oficialmente o Círio 2023

O bispo diocesano de Marabá, Dom Vital Corbellini, celebrou a santa missa que marcou a abertura oficial do Círio da cidade

A abertura oficial da 43ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré aconteceu no último sábado (23), em Marabá. O evento começou com a romaria das velas, que já é tradicional na programação, e reuniu dezenas de fiéis na caminhada que saiu às 18h30 da comunidade Jesus Misericordioso, na Folha 17, em direção ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16.

No Santuário, o bispo diocesano de Marabá, Dom Vital Corbellini, celebrou a santa missa que marcou a abertura oficial do Círio de Marabá. Na ocasião, a diretoria da festa reforçou o pedido para que os fiéis divulguem e colaborem com as campanhas propostas. Uma delas é pela doação de rosas para a ornamentação da berlinda que conduzirá a imagem peregrina nas romarias. Com o valor simbólico de R$15, o devoto contribui para que a diretoria da festa faça a aquisição das flores.

Com a abertura oficial do Círio 2023, tem início neste domingo (24) as peregrinações externas. A primeira foi para a paróquia Nossa Senhora Sant’Ana, em Morada Nova. A programação segue na próxima terça, com a peregrinação para a paróquia Nossa Senhora de Fátima, no São Félix. Toda a programação de romarias e peregrinações estão sendo divulgadas nas redes oficiais do Círio, no perfil @tvciriomaraba.

Leia mais:

PROGRAMAÇÃO

Com a programação oficialmente aberta, a imagem da Nossa Senhora de Nazaré dará início à sua peregrinação pelas diversas paróquias da cidade. Simultaneamente, acontece o Círio Missionário, começado no dia 17 de setembro e que se estenderá até o dia 14 de outubro.

Uma das atrações mais aguardadas é a ciclo-romaria, marcada para o próximo dia 7, com partida da Praça São Félix, no núcleo Marabá Pioneira, às 17h, e chegada na Comunidade Nossa Senhora das Graças, no bairro Santa Rosa. No dia seguinte (8), a Corrida do Círio terá início às 6h30, percorrendo 7km pelo núcleo Nova Marabá.

No mesmo dia, às 18h, a moto-romaria, que já faz parte da tradição desde o ano anterior, partirá da Comunidade Nossa Senhora das Graças e chegará à Paróquia Sagrada Família, no bairro Liberdade, núcleo Cidade Nova. Lá, uma missa especial será celebrada, seguida pela benção dos motoqueiros às 19h30.

Na véspera do grande dia, no sábado (14), a programação começa cedo, às 7h, com uma missa na Paróquia São Francisco de Assis, no Núcleo Cidade Nova, seguida pela emocionante romaria rodoviária até o Santuário.

No mesmo dia, às 11h30, a banda do 4º Batalhão da Polícia Militar dará as boas-vindas à imagem, e os veículos receberão a benção. Às 16h, é a vez da trasladação da imagem para o Porto das Mangueiras, de onde ela embarcará em um Círio Fluvial rumo à rampa da Colônia Z30, na Marabá Pioneira.

A partir desse ponto, a romaria seguirá até a Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde será realizada a missa de apresentação do manto oficial de 2023.

No domingo (15), a grande celebração da fé chega ao seu ápice. Como de costume, o Círio começa às 6h com uma missa na catedral e se encerra, após a caminhada dos fiéis junto à Santa, no Santuário da Folha 16.