A inauguração da ponte do Rio Araguaia irá acontecer até o final de 2023, afirmou Renan Filho, ministro dos Transportes. Segundo divulgado pelo governo do Tocantins, a informação foi dada na terça-feira (11), em Brasília, durante um encontro entre o ministro e Wanderlei Barbosa, governador do estado. A construção ligará as cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA).
Renan Filho anunciou ao governador que o setor técnico do ministério atualmente trabalha no desenvolvimento do projeto de construção dos acessos à ponte, e que em breve irá visitar o canteiro de obras para uma vistoria.
“A ponte de Xambioá é hoje a maior obra de pontes sobre rios do Brasil, e as obras já estão 85% concluídas. Nos próximos dias, quero fazer uma visita (à ponte). Nossa expectativa é acelerar o passo para entregar essa obra ainda neste ano”, declarou Renan Filho. Realizada pelo governo federal, a obra de 1,7 mil metros de extensão é um importante eixo de interligação entre Tocantins e Pará, na BR-153. O custo estimado da obra passa dos R$ 190 milhões.
Leia mais:O empreendimento irá atender uma antiga necessidade da população dos dois estados que mora naquela região. Atualmente, quem necessita se locomover entre as margens do Araguaia, precisa realizar a travessia em uma balsa. A ponte será a maior do estado e vai beneficiar, diretamente, em torno de 500 mil pessoas, além de contribuir para o desenvolvimento econômico de toda a região.
Com ela, será possível um melhor escoamento da produção de bens e diminuição dos custos no transporte de cargas. Além disso, possibilitará mais segurança, redução de fretes, menor tempo de viagem e melhores condições de trafegabilidade naquela cercania, pois a ligação vai permitir acesso mais rápido à BR-010, fundamental para ligar a região Norte, em especial o sudeste do Pará, ao Centro-Sul do país.
SAIBA MAIS
O grupo A Gaspar e Arteleste, que é responsável pelo empreendimento sobre o Araguaia, atualmente concorre para a construção da ponte sobre o Rio Itacaiunas, em Marabá. Na última terça-feira, 11, a Reportagem do CORREIO participou da abertura das propostas de preço dos dois consórcios que chegaram à reta final e concorrem para realizar a construção da nova ponte sobre o Rio Itacaiunas, em Marabá.
Xambioá fica na margem direita do Rio Araguaia (no sentido que o rio desce), e seu nome vem de um termo indígena que significa pássaro veloz. O município de São Geraldo do Araguaia está localizado à esquerda do rio. (Luciana Araújo)
Foto: DNIT