Correio de Carajás

Ministério Público recomenda ajustes de segurança no CIAM

Não foram poucas as vezes que a PM teve de ser acionada para conter motins no CIAM/ Fotos: Divulgação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Promotoria de Justiça de Marabá expediu recomendação à Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), solicitando que seja feita a manutenção do Centro de Internação de Adolescente Masculina de Marabá (CIAM) e a troca de estruturas metálicas do local que tem sido usadas em brigas entre os internos. O texto foi assinado dia 24, pelas promotoras Jane Cleide Silva Souza e Alexssandra Muniz Mardegan.

No documento, o Ministério Público recomenda a troca dos beliches metálicos por camas em concreto, substituição das grades dos espaços de sol por parede de concreto, manutenção das grades com ferrugem e problemas de solda, manutenção nos banheiros, instalação de grades, placas metálicas e outros itens de segurança na quadra esportiva do Ciam, instalação de proteção aos cadeados dos quartos-cela e mais. A Fasepa tem 60 dias para cumprir aos pedidos.

Grades têm sido facilmente arrancadas e se transformam em armas

A recomendação foi feita após uma inspeção realizada por equipe do Ministério Público em janeiro deste ano. Durante a visita, verificou-se que estruturas metálicas dos beliches estavam frágeis e eram facilmente quebradas pelos internos, que utilizam o metal para atacar uns aos outros e para quebrar os cadeados dos quartos-cela.

Leia mais:

As promotoras explicam, no texto da recomendação, que essas ações têm como objetivo “amenizar as vulnerabilidades estruturais e fortalecer a segurança do Centro de Internação de Adolescente Masculino de Marabá”, pois foi constatado que “os socioeducandos utilizam a estrutura metálica das camas como armas para agredir os demais internos e monitores, bem como quebrar cadeados das portas dos quartos-cela”, contam. (Fonte: Ascom/MPPA)

Comentários

Mais

Homem é preso em flagrante por homicídio

Homem é preso em flagrante por homicídio

Um homem foi preso por militares da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CIPM), suspeito de cometer um homicídio,…
Homem é executado a tiros na mesa de sinuca

Homem é executado a tiros na mesa de sinuca

A Polícia Civil de Floresta do Araguaia, no sul do Pará, está investigando um crime de assassinato ocorrido na manhã…
Marabá ganha cadeia para presos bem comportados

Marabá ganha cadeia para presos bem comportados

Um projeto pioneiro, que coloca em outro patamar o atendimento no Sistema Penitenciário do Pará. Na quinta-feira (2), o governador…
Traficante é pego com ‘pó’ pela Polícia Militar

Traficante é pego com ‘pó’ pela Polícia Militar

Foi preso próximo à rodoviária de Parauapebas, no Bairro Beira Rio, em Parauapebas, Jefferson Mendes Leal, de 23 anos, acusado…
“Diretor” é acusado de estupro de vulnerável em Parauapebas

“Diretor” é acusado de estupro de vulnerável em Parauapebas

Isaías Carlos Silva do Carmo, o “Diretor”, de 21 anos, foi apresentado na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil sob…
Pai denuncia estupro coletivo da filha em aldeia de Parauapebas

Pai denuncia estupro coletivo da filha em aldeia de Parauapebas

A delegada Ana Carolina Carneiro, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Parauapebas, está em Ourilândia do…