Com o objetivo de atender a população em situações de calamidades naturais e incidentes que exigem uma pronta intervenção das Forças Militares no âmbito das regiões sul e sudeste do estado, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 9, a formatura de apresentação dos militares que participam do treinamento de ações de apoio à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec).
A cerimônia de apresentação dos militares e mostra dos equipamentos que serão utilizados durante as ações, aconteceu nas dependências do quartel do 23º Batalhão Logístico de Selva, com a presença de representantes da Defesa Civil do município de Marabá, representante da Defesa Civil estadual e do General Maurício de Sousa, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.
De acordo com o comando do Exército em Marabá, desde 2020, as Organizações Militares participam do exercício de apoio à defesa civil, sendo o tema no primeiro ano “rompimento de barragens” e do corrente ano “enchentes”. Neste ano novas instruções se ampliam na busca de atender a população em suas necessidades.
Leia mais:“O 23º Batalhão Logístico de Selva é que conduz os trabalhos da força de apoio à Defesa Civil da região. Essa demonstração de integração, de amizade e camaradagem que está havendo não apenas do Exército, mas junto com os Bombeiros, Defesa Civil, Prefeitura de Marabá e todos os órgãos que trabalham no apoio ao cidadão, mostram com clareza toda intenção de estarmos juntos em apoio à cidade de Marabá e às cidades vizinhas”, destacou o General Maurício de Sousa.
Estão participando do treinamento cerca de mil homens, sendo 400 militares do Exército e mais 600 militares do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Brigadistas da Defesa Civil, Departamento Municipal de Segurança Patrimonial e Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança do Pará.
De acordo com o Major Felipe Galúcio, Comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militares, o treinamento visa estabelecer as ações integradas e a responsabilidade de cada instituição. “O município coordena demandas de recursos e nós atendemos as demandas às quais somos chamados. Esse treinamento também é para isso para que saibamos o que cada instituição deve fazer para que os trabalhos possam ser integrados”, disse.
De acordo com a Defesa Civil de Marabá, as ações devem atender diretamente as famílias em situação de risco devido às situações de calamidades naturais e incidentes. O exercício prepara os militares para a atuação em atendimento aos atingidos.
“Isso demonstra uma força de apoio, de ajuda à população. Todas as ações devem atingir as famílias, nosso trabalho é integrado e nossa região é atípica. Um período é muito seco e em outro momento enfrentamos uma cheia. Em 2022 toda força que foi empenhada foi realizada e como tal conseguimos atingir os objetivos”, explicou Marlivon Andrade, Coordenador da Defesa Civil de Marabá.
Para 2023, a Defesa Civil do Município já renovou o pedido de nova integração de trabalho em conjunto com o Grupamento de Bombeiro Militar, Polícia Militar e Exército, para intempéries como a enchente.
“Vamos continuar essa parceria com o município para o atendimento às famílias que forem atingidas com as cheias. Estaremos mobilizando nosso efetivo e máquinas para esse atendimento e nós da região participamos desse apoio e estaremos sempre a postos”, afirmou o General Maurício de Sousa. (Victor Haôr)