Ao menos 15 pessoas ficaram feridas no fim da noite de quarta-feira (5), pelo horário de Brasília, após bombas atingirem uma cidade na Coreia do Sul durante a realização de exercícios militares. Casas e igrejas foram danificadas.
Inicialmente, a agência de notícias Reuters divulgou que oito pessoas ficaram feridas em Pocheon, perto da fronteira com a Coreia do Norte. Mais tarde, atualizou para 15 vítimas das bombas. Desse total, duas estão em estado grave.
A cidade fica a cerca de 35 km da fronteira com a Coreia do Norte. Os exercícios militares eram realizados em coordenação com militares dos EUA.
Leia mais:
A Força Aérea da Coreia do Sul afirmou que oito bombas Mk82 de 225 kg, lançadas por um jato KF-16, caíram fora da área de tiro durante exercícios conjuntos com munições reais por erro do piloto da aeronave, que estava com coordenadas erradas.
“Lamentamos o dano causado pelo acidente de queda anormal e desejamos uma recuperação rápida aos feridos”, disse a Força Aérea em um comunicado.
Os bombeiros da Coreia do Sul disseram que as bombas caíram na cidade durante os exercícios militares conjuntos em andamento entre as forças do país e os Estados Unidos.
Segundo a Reuters, imagens compartilhadas pela agência de notícias sul-coreana News1, que afirma ser do local, mostraram uma casa severamente danificada, com destroços espalhados pelo chão ao lado dela.
Moradores da região protestam há anos sobre a perturbação sobre exercícios militares e o perigo potencial dos campos de treinamento próximos. Os moradores foram evacuados da cidade por volta do meio-dia, no horário local, enquanto as autoridades verificavam se havia bombas não detonadas.