A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma que é utilizada nas procissões do período mariano no Pará, está em Miami, nos Estados Unidos da América e será conduzida em uma berlinda, numa breve procissão, simbolizando o primeiro Círio realizado naquele país. Será neste domingo, dia 19 de novembro, na Igreja de Santa Catarina de Siena. O lema da festividade é: “Fé e oração com Maria ultrapassando fronteiras”.
A imagem peregrina embarcou para os EUA no dia 15, em voo que contou com muitos brasileiros residentes naquele país. A passageira ilustre foi anunciada no sistema de som da aeronave e uma prece foi realizada ali, entoada por católicos. Representantes da Arquidiocese de Belém acompanham a imagem, entre eles o padre Cavalcante, mais Augusto Cezar Almeida Vasconcelos e Antônio Salame, da diretoria do Círio.
Da parte do Governo do Pará, que participou do movimento para que o Círio seja realizado em Miami, o secretário de Turismo do Estado, José Eduardo Pereira Costa.
Leia mais:PROGRAMAÇÃO
No dia 16, a imagem peregrina foi levada à embaixada brasileira, recepcionada pelo embaixador André Odenbreit Carvalho. De lá, passou pelas igrejas de St. Augustine e St. Agnes, além da Arquidiocese de Miami.
Ontem, dia 17, ocorreu a Brazil Florida Summit, no qual os representantes brasileiros, paraenses, aproveitaram para falar sobre a COP-30, que será realizada em Belém, e discutir o desenvolvimento sustentável, além da importância do evento religioso no fluxo turístico do Pará.
Neste sábado, dia 18, a programação prossegue com a imagem sendo levada ao Asilo The Palace, em Kendall; à igreja Lady of Guadalupe e à igreja St. Joseph.
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, finalmente, ocorrerá no domingo, dia 19, a partir das 18 horas, na Igreja de Santa Catarina de Siena. A ideia é percorrer, com direito a berlinda e corda, todo o espaço da propriedade da igreja e retornar para o templo. Naquela região dos EUA as autoridades públicas não costumam liberar as ruas para esse tipo de manifestação, sequer para protestos. São esperadas pelo menos 300 pessoas.
Brasileira residente naquela região há quase 30 anos, a professora Angela Bezerra, ex-primeira-dama de Marabá, foi uma das entusiastas da realização do Círio e considera um momento histórico. Ela estava no voo do dia 15, que levou a imagem de Belém a Miami.
“Estamos muito felizes e orgulhosos desse momento, que contempla a toda a comunidade católica daqui e principalmente os brasileiros residentes”, comemora Angela, que há muitos anos vem incentivando o contato dos católicos com a Virgem de Nazaré, padroeira dos paraenses. Para tanto, ela prepara e presenteia outros devotos com mantos para as imagens que eles têm em casa.
Angela, o esposo Hamilton Bezerra, ex-prefeito de Marabá e toda a família vão estar entre os católicos e brasileiros no Círio deste domingo. “O primeiro de muitos que vão vir”, projeta a professora. (Da Redação)