Na tarde do último domingo (6) quatro adolescentes em conflito com a lei conseguiram pular o muro do Centro de Internação do Adolescente Masculino (CIAM), em Marabá, e fugiram. Passados três dias um deles foi recapturado. O rapaz tem apenas 17 anos de idade e estava escondido em uma casa no Núcleo Cidade Nova. Ele foi apreendido por policiais militares e confessou, ao ser preso, que durante os três dias de liberdade roubou mais de 15 telefones celulares.
Com toda tranquilidade, o adolescente revelou aos policiais militares que o prenderam que com parte do dinheiro de alguns aparelhos roubados ele comprou uma geladeira, pois não tinha uma em casa. Obviamente o eletrodoméstico foi apreendido junto com alguns celulares que ainda estavam em poder do menor. Também foi encontrado com ele um revólver que usava para manietar as vítimas durante seus atos infracionais.
Impressionado com a quantidade de aparelhos roubados em tão pouco tempo, o delegado Vinícius Cardoso das Neves, diretor da 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, declarou: “É estarrecedor. Até os próprios policiais militares ficaram surpresos”.
Leia mais:O delegado acrescentou que o menor foi autuado nos moldes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em relação à arma de fogo flagrada com ele e foi reconduzido ao CIAM para continuidade do cumprimento da medida socioeducativa que cumpria antes de fugir.
Ainda de acordo com o Vinícius Cardoso, o desenrolar natural do crime de roubo é a investigação também do crime de receptação, por isso a Polícia Civil trabalha também para identificar quem comprou os celulares roubados que poderão ser autuados por receptação dolosa, caso seja comprovado que eles compraram sabendo que era roubado. Ou seja: agiram de má fé. (Chagas Filho)