Correio de Carajás

Menino que nasceu com “metade do coração” ganha ventrículo artificial

Paciente tem 15 anos e, segundo o Instituto do Coração (InCor), foi o primeiro a passar pelo procedimento na América Latina; entenda

Imagem de apoio ilustrativo. Menino que nasceu com "metade do coração" ganha ventrículo artificial Crédito: Freepik

O adolescente Alexander Martinez, de 15 anos, morador de São Paulo, foi o primeiro paciente na América Latina a receber um ventrículo artificial, segundo o Instituto do Coração (InCor). O dispositivo auxiliar pode ser usado para apoiar pacientes com insuficiência cardíaca, conforme informações do portal g1 São Paulo.

Um coração normal tem dois ventrículos (câmaras de bombeamento): o esquerdo e o direito. O estudante nasceu com ventrículo único funcional. Com isso, precisou ser submetido a três cirurgias cardíacas.

O adolescente já havia passado por três cirurgias ao longo da vida. Em fevereiro deste ano, ele sentiu os pés inchados ao sair de casa e foi internado. Ele ficou no hospital desde então. No caso dele, um transplante não era indicado devido à ausência de uma artéria pulmonar.

Leia mais:

Ele realizou a cirurgia em setembro e teve alta no início deste mês, de acordo com o portal g1 São Paulo. A expectativa de vida de Alexander sem cirurgia era de aproximadamente dois anos. O ventrículo artificial é projetado para ajudar o coração a bombear sangue.

Os médicos que realizaram o procedimento chegaram a discutir o caso de Alexander em um congresso internacional.

Menino com “metade do coração”: família processa plano de saúde

O Sistema Único de Saúde (SUS) não realiza a cirurgia. A família tentou pelo convênio médico, que negou o procedimento. A família teve de entrar na Justiça contra o plano de saúde.

(O Povo)