Correio de Carajás

Menina com doença rara que tornava seu dedão gigante é operada

Por ter gigantismo no dedão, a menina passou 12 anos sentindo extremo desconforto todas as vezes que era obrigada a usar sapatos

Reprodução/Cureus

Uma garota de 12 anos foi operada na Malásia para retirar e remodelar parte de seu dedão e do segundo dedo do pé. Ela tinha uma rara má-formação congênita conhecida como macrodistrofia lipomatosa, que leva ao crescimento desproporcional dos dedos das mãos e/ou dos pés.

A condição é rara e atinge especialmente os membros inferiores, de acordo com relato de caso publicado na revista Cureus em agosto de 2023. Responsáveis pela operação da menina, os ortopedistas da Universiti Kebangsaan contaram que ela quase não usava sapatos por causa do extremo desconforto.

Raio-x mostra como o dedão da menina era antes da operação Reprodução/Cureus

Leia mais: [wbcr_php_snippet id="112607"]

Médicos planejaram a retirada de mais da metade de cada dedo afetado pelo gigantismo Reprodução/Cureus
Foto mostra como a cirurgia ficou seis meses depois Reprodução/Cureus

Segundo o texto, a menina apresentou o problema desde o nascimento. Apesar de benigna, a doença prejudicava seu equilíbrio e mobilidade, além de afetar a autoestima dela. No entanto, os pais esperaram até os 12 anos para decidir pela operação.

A equipe optou por uma cirurgia de reconstrução dos dedos para tirar o excesso de tecido adiposo e também retirou uma das falanges dos pés. “Como resultado da cirurgia, ela agora pode usar sapatos sem dificuldades”, diz o texto dos médicos.

(Metrópoles)