Correio de Carajás

Meio ambiente: Movimento ecológico quer sensibilizar a população

Fundadora do Mosaeco, Teresa de Jesus vai coordenar evento ambiental nesta quinta junto com colaboradores do movimento/ Foto: Nathália Viegas
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Para promover a conscientização e levar educação ambiental para o público marabaense, o Movimento Socioambiental de Educação e Cultura Ecológica (MOSAECO) realiza nesta quinta-feira (21) a Semana de Meio Ambiente. O evento, que pretende estimular debates sobre preservação da biodiversidade e contra as injustiças sociais, ambientais e culturais, começa às 6 horas da manhã, com concentração no estacionamento da VP8. No local, será feita uma oração de envio para a caminhada que será feita no canteiro entre a Folha 28 e a Praça da Prefeitura, espaço chamado pelo Mosaeco de “Trilha Ecológica VP-8”.

“Não queremos que as pessoas caminhem pelas vias asfaltadas ou calçadas, porque estamos criando a Trilha Ecológica VP8. O primeiro trecho dela é o que nós vamos fazer agora e depois o Mosaeco vai tentar trabalhar outro trecho continuando a trilha, que vai ser dividida em partes”, explica Teresa de Jesus Rodrigues de Oliveira, fundadora  e representante da coordenação do movimento.

Ela explica que antes de seguir para a Praça da Prefeitura, na Folha 31, será feita uma parada no campo Piçarrão e recomenda que as pessoas levem mochilas com lanche e água para a caminhada.

Leia mais:

Os participantes serão orientados apreciar tudo o que está ao redor, como árvores e vegetação ao longo do caminho. Já na Praça, exercícios de respiração, alongamento e apreciação da vegetação serão estimulados. Às 7h30, está marcado um café comunitário no estilo piquenique e em seguida, o retorno ao estacionamento da VP8, onde estará montada a Tenda da Ecologia Integral do Mosaeco, com exposição de artes, sons, cores, cheiros, saberes e sabores do bioma Amazônico. Durante a noite, às 19 horas, acontecerá o espetáculo “A circularidade da nossa existência planetária”, no mesmo local.

Trajetória

O Mosaeco foi fundado em 2016 pela comunidade da Folha 28 com o projeto “Adote uma árvore e cultive um jardim”, tendo como norte a “Educação e Evangelização para a Conversão Ecológica”, resultando do tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica daquele ano.

“O A entidade pretende trabalhar questões ligadas ao meio ambiente todos os meses do ano, com ações de educação ambiental. Existe muita gente que diz ser ambientalista, tem um incêndio ali, corre e apaga. O movimento acha que essas ações são válidas, mas que não vai mudar a mentalidade das pessoas. A educação ambiental deve ser permanente”, declara Teresa. A entidade não tem fins lucrativos e conta com cerca de 10 voluntários. (Nathália Viegas)

Mais

Sefa apreende máquina agrícola e bebidas em Marabá

Sefa apreende máquina agrícola e bebidas em Marabá

A unidade de controle de mercadorias em trânsito de Carajás, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), em Marabá, sudeste…
Carreata marca luta contra abuso e exploração sexual de menores em Marabá

Carreata marca luta contra abuso e exploração sexual de menores em Marabá

Dia 18 de maio de 1963 um crime bárbaro chocou o Brasil. Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos de…
Venda de consórcios dispara em Marabá

Venda de consórcios dispara em Marabá

A venda de consórcios registrou um forte crescimento em 2020, e segue em ritmo acelerado nos primeiros meses de 2021,…
Mais de 700 famílias já estão cadastradas para regularização

Mais de 700 famílias já estão cadastradas para regularização

Segue em ritmo intenso e, mesmo assim, com os cuidados de praxe devido à pandemia, o trabalho de cadastramento de…
Grave colisão entre caminhões causa morte e bloqueia pista

Grave colisão entre caminhões causa morte e bloqueia pista

Pelo menos uma pessoa morreu numa colisão entre dois caminhões na tarde desta segunda-feira (17) na BR-155, entre a sede…
Prefeitura libera segunda parcela do Renda Emergencial

Prefeitura libera segunda parcela do Renda Emergencial

  A Prefeitura Municipal de Curionópolis, inicia nesta terça-feira, 18 de maio, o pagamento da segunda parcela do Programa Renda…