As autoridades de Vigilância em Saúde de Jacundá, no sudeste do Pará, realizaram na semana passada uma operação de fiscalização em um supermercado da cidade e apreenderam mais de 500 quilos de produtos com data de validade vencida. A ação faz parte de uma série de atividades de fiscalização que ocorrem regularmente nos estabelecimentos comerciais.
Durante a ação, os fiscais encontraram uma variedade de produtos, incluindo alimentos, itens de higiene e produtos de limpeza, todos com a data de validade expirada. Mercadorias como farinha, macarrão, energéticos, shampoo e condicionador foram identificadas como fora do prazo de validade e incineradas.
A Devisa, que é o órgão responsável pela fiscalização sanitária em saúde, informou que o supermercado em questão já tinha histórico de infrações anteriores e, como resultado dessa nova violação, foi aplicada multa no valor de R$ 3.560,00. O proprietário do estabelecimento tem o direito de recorrer da decisão. Os nomes do supermercado e do proprietário não foram divulgados.
Leia mais:“A fiscalização de datas de validade e a aplicação de multas em casos de infrações visam proteger a saúde dos consumidores, prevenindo o consumo de produtos que possam estar comprometidos devido à expiração da validade”, informou um dos agentes. (Antonio Barroso – Freelancer)