Correio de Carajás

Médico marabaense está em UTI em Belém

O médico marabaense Fernando Augusto Fonseca Monteiro, 60 anos, está internado em um leito de UTI no Hospital Porto Dias, em Belém, e nesta sexta-feira (18) deve passar pelo segundo procedimento no espaço de uma semana, para uma angioplastia coronária com implante de stent. Monteiro sofreu um infarto no último dia 11 de janeiro, uma sexta, quando já estava na Capital, participando de um evento de atualização médica. Ele mesmo percebeu os sintomas, há tempo de procurar atendimento no hospital particular.

Assim que ele foi internado, passou por um primeiro procedimento de implante de stent e foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva, como manda o protocolo para esses casos, mas está consciente todos esses dias, como explicou a esposa, a jornalista Célia Piagno. “Ele está bem, tranquilo, assistindo TV, preenchendo sudoku e lendo”.

Célia adianta, ainda, que a previsão dos médicos, é de que ele possa ser liberado para voltar para casa na próxima semana.

Leia mais:

Fernando Monteiro é muito conhecido e querido em Marabá, principalmente no campo da saúde, por estar há muitos anos na direção do Hemocentro Regional de Marabá (Hemopa), tido como um profissional de excelência no que faz. Também vida social ativa, já tendo sido membro do Rotary Club e integrando a Maçonaria.

ENTENDA

A angioplastia coronária é um procedimento médico minimamente invasivo para desobstrução das artérias coronárias, restabelecendo a passagem normal do sangue. É utilizado um cateter com um pequeno balão na sua extremidade, que é inflado na região obstruída dentro artéria.

Também é implantada uma mini-tela normalmente de metal, chamada stent, que, expandida pelo balão, ajuda a manter a artéria aberta. (Da Redação)