Correio de Carajás

Médica dá dicas de como passar pelas turbulências do climatério

A médica Maria Helena dá dicas de como as mulheres podem aliviar os sintomas da menopausa

A menopausa marca uma fase significativa na vida de muitas mulheres, sinalizando o término dos ciclos menstruais. O que marca o fim da vida reprodutiva. É bastante comum que esse período de transição, conhecido como climatério, provoque alguns sintomas desagradáveis e muitas dúvidas. A médica Maria Helena Ferreira, especialista em mastologia e ginecologia, falou ao CORREIO sobre o assunto.

Ela esclarece que a menopausa é a última menstruação, “é o que a gente fala que é um “diagnóstico retrospectivo”, ou seja, a paciente percebe que há um ano não menstrua, então, aquela foi a menopausa, aquela última menstruação.

Já a fase de transição, a do climatério, pode vir acompanhada de vários sintomas, os mais marcantes são os fogachos, ou calores intensos, que são um dos sintomas mais comuns e incômodos. Esses episódios de calor podem ser tratados com terapia de reposição hormonal, desde que não haja contraindicações para o uso.

Leia mais:

Para as mulheres que vivem as consequências da menopausa, como Maria Silva, de 55 anos, moradora de Parauapebas, que relata sentir calores constantes e, recentemente iniciaram algumas coceiras, a médica esclarece que isso que pode ocorrer na pele ou na região vaginal, pode ter várias causas. Na pele, o desconforto pode ser atribuído ao próprio ressecamento, ou a possíveis infecções. Já a coceira vaginal pode ser resultado do ressecamento vaginal ou de infecções, que são mais frequentes nessa fase devido à diminuição dos níveis hormonais.

Já para as pacientes que não desejam ou não podem usar a terapia de reposição hormonal, o laser íntimo surge como uma alternativa eficaz. “Ajuda a melhorar o ressecamento vaginal, a frouxidão e a incontinência urinária leve a moderada”, detalha a médica, destacando ainda que, além disso, o laser melhora a flora vaginal e a parte estética.

Portanto, enquanto a menopausa pode trazer desafios, há diversas opções de tratamento e estratégias para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Consultar um profissional é essencial para determinar a melhor abordagem para cada caso.

(Theíza Cristhine)