Correio de Carajás

Mecanização agrícola chega para 38 famílias do campo

Programa Sempror entregou trator para auxiliar o dia a dia de 38 famílias de produtores rurais

Nem a chuva fina que caiu nessa quinta-feira (30), impediu a comunidade Nova Conquista 1 (próximo a Nova Carajás) de comparecer na atividade do Programa Sempror em Ação. O principal objetivo do evento foi oficializar a entrega de 1 trator para auxiliar o dia a dia de 38 famílias de produtores rurais.

Quem estava sorrindo à toa era Francisco de Assis Gomes Teixeira, mais conhecido como Chico da D20, presidente da Associação de Produtores da Nova Conquista 1 (AFAPRUNC). Ele disse que era um momento muito importante para todos. “Hoje, para nós, essa ação vai contribuir em 100%. É que nem o Aurélio acabou de falar, de vinte tratores, o Genezinho conseguiu fazer quatro, e ainda teve que gastar 100 mil”, desabafou Chico.

Genésio Filho, gestor da Sempror, ressaltou que tem equipes em diferentes localidades. “Nós já temos tratores trabalhando em outras áreas e a ideia é levar para os produtores o que a gente tem no momento. Fizemos um levantamento técnico, uma visita técnica da equipe com engenheiro agrônomo e técnico agrícola da secretaria. Nós estamos levantando essas necessidades e levando as máquinas para fazer engradamento, principalmente agora nesse final de ciclo curto, para plantio de macaxeira/mandioca e milho, tendo em vista que nós não estamos mais no tempo de plantar outras culturas, por causa do tempo de chuvoso. A dificuldade está grande, mas já estamos trabalhando para que consigamos atender pelo menos 80% da necessidade do produtor rural”, enfatiza Genésio.

Leia mais:

Deuzenira de Fátima Silva da Costa, moradora da Nova Conquista 1, contou que a associação reservou um alqueire de área para a construção da sede, espaço de lazer e esporte. “Mas enquanto não construímos o terreno terá outra destinação. Nós queremos plantar uma roça comunitária e essas máquinas vão ajudar bastante nesse momento, arando as chácaras e esse espaço. Como tem muitos moradores aqui que tem ‘uma linha’, já está com a área cheia de plantas e frutas. Vamos plantar macaxeira aqui nessa área todinha pra aproveitar, e vai ser mais uma renda que vai entrar”, celebra a produtora rural.

“Pra mim é um momento de muita alegria. Eu trabalhei muitos anos aqui. E exatamente há 14 anos, eu estava na madrugada do rádio, essa comunidade me conhece há muito tempo. Nós participamos aqui até de uma luta pra que fosse aprovada uma associação de verdade”, reforçou o prefeito Aurélio Goiano.

“E eu digo a você produtor, confie na Secretaria de Produção Rural, ela irá entregar a você o suporte que você precisa. A gente sabe que o produtor não precisa de cesta básica, ele precisa de, pelo menos, escoamento da sua produção, qualidade no transporte, na estrada, do suporte técnico da secretaria, com apoio de uma semente, de adubo. Nossos técnicos estão aguardando você e nós iremos dar o suporte que quem produz precisa nesse município. Em breve nós seremos um dos maiores produtores de cacau, de café, iremos aumentar a nossa produção de frutas, e com certeza, iremos dobrar a nossa produção de gado, de carne e valorizar o produtor rural. Essa é a nossa meta, como eu digo sempre, transparência e responsabilidade com dinheiro público será a marca do meu governo”, conclui do prefeito.