Correio de Carajás

Mbappé pede banimento de jogador do Benfica após acusação de racismo

Real Madrid vence na Champions, mas duelo é interrompido após Vinicius Júnior denunciar injúria racial

Mbappé pede banimento de jogador do Benfica após acusação de racismo contra Vini Jr. • Divulgação/Real Madrid

O atacante do Real Madrid, Kylian Mbappé, afirmou que o jogador do Benfica, Gianluca Prestianni, deveria ser banido da Champions League após o argentino ser acusado de proferir uma ofensa racista contra Vinícius Júnior durante a vitória do time espanhol por 1 a 0 no jogo de ida dos playoffs, disputado na terça-feira (17).

Prestianni negou a acusação e afirmou que o brasileiro teria entendido mal o que foi dito.

O episódio ocorreu pouco depois de Vinícius marcar o gol da vitória do Real Madrid, aos cinco minutos do segundo tempo, em Lisboa. Imagens de televisão mostraram o atacante argentino cobrindo a boca com a camisa antes de fazer um comentário que Vinícius e companheiros próximos interpretaram como uma injúria racial dirigida ao jogador de 25 anos.

Leia mais:

Diante da situação, o árbitro François Letexier interrompeu a partida por 11 minutos após acionar os protocolos antirracismo da Fifa. As imagens também indicaram Mbappé, visivelmente indignado, chamando Prestianni de “racista” diretamente em campo.

Após a retomada do jogo, o clima se tornou hostil, com Vinícius e Mbappé sendo vaiados de forma intensa pela torcida local sempre que tocavam na bola. Apesar da tensão crescente, a partida foi concluída sem novas interrupções.

Em publicação no Instagram, Prestianni se defendeu das acusações. “Quero esclarecer que em nenhum momento dirigi insultos racistas a Vini Jr, que infelizmente entendeu mal o que achou que ouviu”, escreveu. “Nunca fui racista com ninguém e lamento as ameaças que recebi de jogadores do Real Madrid.”

Mbappé, por sua vez, disse a repórteres que ouviu Prestianni repetir a mesma ofensa racista contra Vinícius em mais de uma ocasião, acusação também feita pelo meio-campista francês do Real Madrid Aurélien Tchouaméni.

O atacante francês revelou ainda que chegou a considerar deixar o campo, mas foi convencido por Vinícius a continuar jogando. “Não podemos aceitar que exista um jogador na principal competição de clubes da Europa que se comporte dessa maneira. Esse cara não merece mais jogar a Champions League”, afirmou Mbappé.

“Precisamos dar um exemplo para todas as crianças que estão nos assistindo em casa. O que aconteceu hoje é algo inaceitável, porque o mundo inteiro está nos vendo”, completou.

Questionado se Prestianni havia pedido desculpas, Mbappé riu antes de responder: “Claro que não”.

“Covardes”

Vinícius Júnior também se manifestou posteriormente nas redes sociais, expressando indignação com o ocorrido.

Racistas são, antes de tudo, covardes. Precisam cobrir a boca com a camisa para mostrar o quanto são fracos. Mas têm a proteção de outros que, teoricamente, têm a obrigação de puni-los. Nada do que aconteceu hoje é novo na minha vida ou na vida da minha família”, escreveu.

O brasileiro tem sido alvo recorrente de abusos racistas na Espanha. Desde 2022, já foram registradas 18 denúncias legais relacionadas a comportamentos racistas direcionados ao jogador.

Real Madrid e Benfica voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (25), no jogo de volta, no estádio Santiago Bernabéu.

(Fonte: CNN Brasil)