Pela primeira vez nas 16 edições da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), Marabá conseguiu emplacar oito estudantes com medalhas e outros 63 com Menção Honrosa. Também é inédita a conquista de uma medalha de ouro, que será recebida pelo aluno Shaua Reis Cruz Fernandes, da Escola Municipal Oneide Souza Tavares.
A lista de premiados da 16ª OBMEP foi divulgada nesta terça-feira, dia 18 de janeiro, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Ao todo, foram inscritos 17,8 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de 53.374 escolas, incluindo instituições públicas e particulares.
Os sete premiados das escolas públicas (um é de escola particular) foram recebidos nesta quarta-feira, 19, pela secretária municipal de Educação, Marilza Leite, e pelo diretor de Ensino Urbano, Fábio Rogério Rodrigues Gomes.
Leia mais:Marilza Leite parabenizou os estudantes, diretores de escolas, professores e pais pelos resultados alcançados, mesmo depois de dois anos de grandes tribulações ocasionadas pela pandemia da covid-19. “Sei do esforço individual e coletivo. Ganhamos medalhas de ouro, prata, bronze e 63 menções honrosas num cenário atípico. Essas conquistas são um sinal de que devemos continuar o trabalho pedagógico que toda a equipe da educação está desenvolvendo nas escolas”, elogiou.
Fábio Rogério fez menção, também, às escolas premiadas, algo inédito também na rede municipal durante os 16 anos de OBMEP. “Todas as nossas escolas foram motivadas a participar da Olimpíada de Matemática. Nossos alunos premiados são referência a partir de agora, mas as escolas em que estudam se tornam inspiradoras”, enfatizou ele.
SAIBA MAIS
Serão distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 certificados de menção honrosa. Também foram premiados professores, escolas e secretarias municipais de Educação que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da 16ª OBMEP serão realizadas em data ainda a ser definida.
Os alunos premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes recebem uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e têm acesso a encontros semanais para aprofundar o conhecimento matemático.
Os medalhistas que se matricularem em curso de graduação também podem participar do processo de seleção para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Os candidatos selecionados podem realizar estudos avançados em matemática simultaneamente com sua graduação em qualquer área e recebem uma bolsa de iniciação científica do CNPq.
A OBMEP foi criada pelo Impa em 2005 e é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC).
Abaixo, veja a relação dos alunos medalhistas, os que receberam menção honrosa, e ainda os professores premiados de Marabá:
Medalha de Ouro:
Shaua Reis Cruz Fernandes, Escola Municipal Oneide Souza Tavares
Medalha de Prata:
Ágila Keyllyanne Ferreira Araújo, Escola Municipal Darcy Ribeiro
Mateus de Castro Castanheira, Colégio Alvorada (particular)
Medalhas de Bronze:
Gabrielle de Sousa Ferreira, Escola Darcy Ribeiro
Gledson dos Santos Silva, Escola Inácio de Souza Moita
Luiz Guilherme Mota Prado, da Escola Anísio Teixeira
Michelly Dionísio Souza, da Escola Deuzuíta Melo de Albuquerque
Josias da Cruz Silva, Escola Doralice de Andrade Vieira
Professores premiados de Marabá:
Alcicleide de Souza Freires, Escola Municipal Manoel Cordeiro Neto
Fabrício Rodrigues Lima, Escola Anísio Teixeira
Silvio Rogério Bipto Gomes, Escola Doralice de Andrade Vieira
Pablo Souza da Silva, Colégio Militar Rio Tocantins
Escolas municipais premiadas:
Colégio Militar Rio Tocantins
Deuzuita Melo de Albuquerque