Correio de Carajás

Marcha contra o feminicídio: Morte de Dayse Dyana é lembrada

Centenas de pessoas participaram da Marcha das Mulheres neste sábado (7), pelas ruas da Nova Marabá, ação que marcou o Dia Internacional da Mulher. O tema escolhido foi o Basta ao Feminicídio. Um caso emblemático e que chocou Marabá e região em 2019, o assassinato da marabaense Dayse Dyana Sousa e Silva, de 35 anos, em Parauapebas, foi rememorado.

Dayse foi encontrada morta na área de sua casa em 31 de março do ano passado. O seu companheiro, o então agente do DETRAN Diógenes dos Santos Samaritano, está preso até hoje como suspeito do crime. O fim trágico dela, segundo a família, foi o desfecho de uma vida conjugal conturbada e da qual ela sempre foi vítima.

Leia mais:

Na marcha deste sábado, faixas e cartazes foram levados por amigos e familiares, além de algumas pessoas mais próximas da família que estavam de camisetas pedindo justiça para a Dayse.

Presente e visivelmente emocionada, a advogada e professora Wilma Lemos Sousa e Silva, mãe de Dayse, recebeu o apoio de seus colegas causídicos, liderados pelo conselho local da OAB, e o presidente Ismael Gaia Pará.

MARCHA TEVE ÊXITO

Segundo a organização, o público esperado era de 800 pessoas, porém teriam participado mais de 1500 pessoas, entre mulheres e homens, convidados ou espontâneos. A liderança era do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Comdim), com apoio da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários e da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher.

Um trio elétrico puxava a caminhada, de onde eram emanados cânticos, discursos sobre os números que envolvem a violência contra a mulher e alertas a comunidade. O bispo Diocesano dom Vital Corbellini também foi presença marcante na mobilização.

O evento foi finalizado no Ginásio Municipal, na Folha 16, onde se deu outra parte da programação.

————————————-

NO DOMINGO

Também está agendada programação para o domingo, dia 8, na data exata do Dia Internacional da Mulher. A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher em Marabá realiza um evento em comemoração à data, na Praça São Félix de Valois com oficinas, palestras, atendimentos e shows de artistas locais.

A programação inicia às 8 horas com um café da manhã como abertura, seguida de uma palestra com a coordenadora do ParáPaz. Depois, ocorre a ação “Dança Circular: Celebrando o Ser Mulher”, seguido da uma ação da Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI) onde serão distribuídas mudas de plantas e ministrada a oficina Recicle e Plante. Paralelamente haverá atendimentos do Centro de Testagem e Aconselhamento de Marabá (CTA) como testes rápidos de HIV, Hepatite B e C, e distribuição de preservativos.

Na parte da tarde, a programação segue a partir das 16 horas com a já tradicional Feira de Artesanatos Pôr do Sol e uma aula de ritmos ministrado pela professora Aline “Pancadão” com animação do DJ Kadson. Também nesse período, as cantoras locais Nilva Burjak e Nenzinha do Calypso se apresentam, e paralelamente, os atendimentos do CTA continuam. (Da Redação)