Condenado a 8 anos e 5 meses de prisão pela Justiça Federal, junto com outras quatro pessoas, o vereador Marcelo Alves dos Santos já ingressou com recurso e não corre risco de ser preso. Quem afirma é o advogado Ricardo Moura, que defende os interesses de Marcelo. Moura fez questão de ressaltar também que a condenação – em primeira instância – nada tem a ver com a atividade parlamentar do vereador.
O caso que envolve Marcelo diz respeito a problemas no programa “Terra Legal”, do Incra, no ano de 2015. As condenações, assinadas pelo juiz Marcelo Honorato, são por corrupção passiva e organização criminosa.
Além de Marcelo, também foram condenados Jhonatan Oliveira de Sousa (6 anos e 9 meses de reclusão), Luciana Lima Alves (6 anos e 2 meses), Eusamar Ferreira de Sousa Parente (6 anos e 9 meses) e Elaine Veiga de Souza (também condenada a 6 anos e 9 meses de reclusão).
Ao Jornal CORREIO, o advogado Ricardo Moura, que é criminalista e eleitoralista, explica que não existe o risco iminente da prisão do vereador, pois a defesa já está apresentando recurso que deve ser julgado em Brasília, onde os desembargadores vão avaliar as questões de mérito que vão compor a peça recursal.
Ainda de acordo com Ricardo Moura, na sociedade atual, pessoas são condenadas pela opinião pública e, se com o passar do tempo, a pessoa provar que é inocente, os acusadores sequer pedem desculpas. (Chagas Filho – Leia mais no Jornal CORREIO amanhã)