A Receita Federal começou a depositar na última quinta-feira, 31, o quarto lote da restituição do Imposto de Renda 2023. Segundo informações divulgadas, somente em Marabá serão R$ 39.889.839,60 para 30.408 contribuintes.
Em todo o Estado do Pará o valor ultrapassa os R$ 169 milhões para serem restituídos entre 121.371 contribuintes.
O crédito bancário será realizado em todo o Brasil e uma parte dele refere-se ao quantitativo de contribuintes que tem prioridade, como os idosos e pessoas com deficiência.
Leia mais:Além disso, a Receita também deve restituir contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 29 de maio de 2023.
Vale ressaltar que os pagamentos do IR 2023 serão feitos em cinco lotes, sendo o quinto (e último) no dia 29 de setembro.
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. É bom lembrar que a conta precisa estar no nome do declarante, admitidas as exceções no caso de contribuinte falecido, menor de idade, incapaz ou com saída definitiva do país.
Como saber se tenho algum valor a receber?
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, basta clicar em “Consultar a Restituição”.
Não recebi minha restituição. O que fazer?
O primeiro passo é consultar a situação da sua restituição. A consulta pode ser feita pelo extrato da declaração, por meio do sistema Meu Imposto de Renda, disponível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Segundo a Receita, entre os principais motivos para o não recebimento estão:
Ainda não chegou o seu momento — para isso, o Fisco aconselha que o contribuinte fique atento ao cronograma de recebimento da restituição;
Você está em malha fiscal;
Você está em malha débito, ou seja, possui dívidas e sua restituição será utilizada para compensá-las;
As informações de sua conta bancária estão erradas ou a conta foi encerrada. (Ana Mangas)