Correio de Carajás

Marabaense Fogo no Rabo é vice-campeã do Arraiá Brasil

Diante de 40 mil expectadores, em Brasília (DF), a quadrilha marabaense Fogo no Rabo, campeã paraense de 2023, deu show mais uma vez e sagrou-se vice-campeã do importante Arraiá Brasil, realizado pela Liga de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (Linqdfe) e com apoio da Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (CONFEBRAQ). Estavam participando as campeãs das federações dos estados.

O Arraiá Brasil aconteceu nos dias 5 e 6 de agosto, com arquibancadas montadas no estacionamento da quadra da Administração Regional do Paranoá. O evento está na 14ª edição e recebeu grupos renomados de diversos estados brasileiros.

Leia mais:

Cada grupo foi avaliado e recebeu pontos em coreografia, harmonia, animação, figurino, marcador e repertório musical.

As quadrilhas foram enviadas pelas federações dos estados de origem. As instituições também indicam um avaliador para somar na banca.

“O avaliador precisa ter formação específica, ter conhecimento e saber utilizá-lo para dar notas, já que é um concurso e necessita de uma classificação. A nota não é dada por ter que ser dada. Ela precisa ser justificada e principalmente contribuir para o processo de profissionalização daquele trabalho que está sendo desenvolvido”, explicou a coordenadora da banca do Arraiá Brasil, Alexa Guerra.

PARAENSE

A Junina Fogo no Rabo está comemorando seus 35 anos de história em 2023, sendo 11 vezes campeã municipal, 25 vezes campeã intermunicipal, três campeã estadual e 27 vezes campeã mirim.

No último dia 2 de julho, em Curionópolis, a Fogo no Rabo se tornou a campeã paraense pela terceira vez.

Com o tema “Meu coração é brega”, a junina vem encantando em 2023, sempre arrebatando o público e os jurados ao exaltar um dos ritmos musicais mais marcantes da cultura paraense: o brega.

“Nosso tema é envolvente demais, é muito explosivo, e é a nossa cara. Algo que é nosso, da cultura do Pará”, avalia o coordenador Ademar da Santa Rosa.

Brasil

Na classificação geral, a Fogo no Rabo terminou com 419 pontos, senso superada por muito pouco pela campeã Arroxa o Nó, de Brasília, que fez 419,4. A terceira colocada foi a Pizada da Butina, do Tocantins.

 

As demais concorrentes foram: Ribuliço (DF), Ubando (PB), Matutos na Roça (AC), Encanto do Oeste (BA), Araquém (RJ), São Mateus (MG), Os de Fora (MT), Junina Sai de Baixo (MA), Mandacaru do Sertão (PI) e Uai São João (GO). (Da Redação)