O poeta Francisco Duarte, o Chico Duarte, lançou na sexta-feira, 6 de janeiro, em Palmas, seu mais novo livro Acendedor de Estrelas. O evento aconteceu no restaurante Saúde à Mesa, na Quadra 403 Sul, na pista do antigo aeroporto, e contou com a presença de diversos artistas locais como: Genésio Tocantins, Lucimar, Diomar Naves, Marcos Ruas e Chico Fran.
Acendedor de Estrelas, em seus 50 poemas, apresenta uma poesia marcada por angústias, amores, questões sociais e expectativas em dias melhores, e como cita o prefácio “é um jogo de palavras que se enroscam, se enamoram e fazem muito sentido. Uma poesia simples expelida dos infinitos sentimentos singulares do autor e delicadamente harmonizada nas linhas sensíveis de cada poema”.
“É um livro baseado no projeto Sarau do Cerrado. O Projeto já está em atividade há seis anos, e me utilizo dessa trajetória para incentivar novos artistas e ajudar a alavancar suas carreiras, por isso esse novo trabalho tem o título de Acendedor de estrelas”, destaca o poeta.
Leia mais:Sobre o autor
Chico Duarte é tocantinense de Araguatins, músico e autor de vários livros de poesias e prosa. É também realizador do maior evento cultural do norte do Tocantins, o Sarau do Cerrado, que acontece mensalmente em Araguatins e já contou com a participação de artistas como Léo Pinheiro, Tom Cléber, Nilson Chaves, Genésio Tocantins, e Dorivã, entre outros.
O músico Lucimar, que já se apresentou no Sarau do Cerrado e estará presente na noite de autógrafos, ressalta que “Chico Duarte é uma das pilastras que sustentam e dão vida à já tão maltratada cultura tocantinense, uma espécie de dínamo que mantém acesa a chama da arte no Brasil”.
Dorivã, o passarim do Jalapão, disse que tem muito orgulho em ter no poeta um grande parceiro e amigo. “É um dos artistas mais sensíveis do Tocantins e um ativista cultural que muito admiro. É músico, poeta, e compõe letras boas que têm sido musicadas por vários artistas. Chico Duarte é pura poesia, é resistência, um grande representante da cultura do Bico do Papagaio”, enfatizou.
Chico Fran, que já participou do Sarau do Cerrado três vezes, destacou a longevidade do Projeto e disse que lá a poesia é tratada com muito carinho e delicadeza. “Chico é um ativista cultural, um artista que dedica seu tempo livre, paralelo ao trabalho formal, à cultura, mais especificamente à poesia, mas também à música”, e complementa, “precisamos de mais Chico Duarte pelo Brasil”, disse o artista.
O poeta Chico Duarte é membro da Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará (ALSSP), da Academia de Letras de Marabá (ALMA), e da Academia de Letras do Brasil – Subseção do Pará. (Fonte: Folha do Bico)