Correio de Carajás

Marabaense conquista ouro, troféu e bate recorde em competição de natação

A competição, que reuniu as melhores seleções do Norte e Nordeste, consagrou o atleta como o maior pontuador da equipe paraense

Noan Lemos Gonçalves, um prodígio de 14 anos de Marabá, conquistou quatro medalhas de ouro, um novo recorde e o troféu de Índice Técnico no 34º Troféu Dr. Milton Medeiros de Natação, realizado de 18 a 20 de julho, em Boa Vista, Roraima. A competição, que reuniu as melhores seleções do Norte e Nordeste, consagrou o atleta como o maior pontuador da equipe paraense, destacando-o como um dos principais talentos da natação juvenil.

E foi exatamente na categoria Juvenil, que inclui atletas de 13 a 14 anos, Noan competiu em seis provas individuais e quatro revezamentos. Ele obteve os seguintes resultados: troféu de Índice Técnico, medalha de ouro nos 50 metros nado peito, com o tempo de 33,64 segundos, medalha de prata nos 50 metros nado costas, com o tempo de 25,65 segundos, medalha de ouro nos 100 metros nado livre, com o tempo de 56,76 segundos, resultado que lhe rendeu o Troféu de Melhor Atleta Infantil com Índice Técnico, medalha de ouro nos 50 metros nado borboleta, com o tempo de 27,19 segundos, estabelecendo um novo recorde na prova. Medalha de ouro nos 200 metros nado livre, com o tempo de 2:09,37, e quinto lugar no nado costas, garantindo mais um índice para disputar os 200 metros no Campeonato Brasileiro de Verão.

Nos revezamentos, Noan conquistou cinco medalhas de prata nas provas de 4×40 misto, 4×50 livre, 4×50 medley e 4×50 livre misto. A Seleção Paraense, composta por 23 atletas sob a liderança do técnico Hélio Dantas, ficou em terceiro lugar geral no torneio, com Noan sendo o atleta que mais pontuou para a equipe.

Leia mais:

O próximo compromisso de Noan é o Campeonato Paraense Absoluto de Piscina Curta, de 23 a 25 de agosto de 2024, no Clube do Remo, em Belém. Em seguida, ele participará do 35º Torneio Norte-Nordeste de Natação Infantil a Sênior – Troféu Waltger Figueiredo e Silva, de 26 a 28 de outubro de 2024. No entanto, há incertezas sobre sua participação devido à falta de apoio financeiro para passagem e hospedagem, já que a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) aprovou apenas três recursos de apoio financeiro, utilizados para a competição em Boa Vista.

Noan expressou sua satisfação com os resultados obtidos e destacou a conquista do novo recorde na prova de 50 metros borboleta. “Estou muito feliz com essas conquistas e motivado para continuar treinando e melhorando ainda mais,” afirmou o jovem nadador.

RELEMBRE

Como já contado pelo Correio de Carajás, Noan inicia sua rotina à tarde após suas atividades matinais de estudo. Ele também se dedica ao pilates, alternando-o com a fisioterapia para prevenir lesões. Durante a semana, frequenta a academia e treina a natação à noite, seguindo uma agenda rigorosa, como a de Geovana.

Desde os cinco anos, Noan aprendeu a nadar, mas foi somente aos 11 que começou a treinar profissionalmente: “Semanalmente, nado cerca de 24km nas piscinas, treinando na Vila Militar Castelo Branco”, conta. Ele é federado pelo clube do Remo, de Belém, uma exigência para participar em competições.

O adolescente de 14 anos se destaca nas especialidades de crawl e peito, em distâncias que variam de 50 a 100 metros. Fora do mundo da natação, ele gosta de passar o tempo jogando vídeo game quando não está treinando, competindo ou estudando.

Ele é reconhecido como o melhor nadador em sua categoria, liderando os 50 metros na modalidade peito, além dos 50 e 100 metros livres, representando a região Norte. Nacionalmente, Noan está em 8º lugar em sua categoria e a lista de conquistas só cresce.

(Thays Araujo)