Sem multidão nas ruas, mas ainda com o mesmo simbolismo. É como o pároco do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, padre Peterson Maria, define o Círio de 2021 em Marabá. O ponto alto da festividade deste ano começa hoje com o Círio Fluvial e, mais tarde a missa para troca do manto. Neste domingo (17), pela manhã, a romaria, sem corda, sem berlinda, mas com a santa sendo transportada sobre uma caminhonete da Catedral até o Santuário, no percurso tradicional. A imensa maioria dos devotos só poderá acompanhar pelas redes sociais em transmissão ao vivo nos perfis ligados à Igreja Católica. O Grupo Correio também tem cobertura especial do evento.
Neste sábado (16) a programação começa com missa às 8 horas na Paróquia São Francisco de Assis, onde a imagem de Maria pernoitou e, de lá, será levada em romaria rodoviária até o Santuário na Folha 16 (saída às 9 horas). No caminho, parada em alguns pontos para homenagem, como no 4º Batalhão de Polícia Militar.
Leia mais:Círio Fluvial
Às 15 horas, já na Folha 16, uma Santa Missa e, às 16 horas o início da Trasladação rodoviária até a margem do rio Tocantins, no balneário Mangueiras. Ali, embarcações vão estar aguardando para o Círio Fluvial, uma tradicional homenagem promovida pelos barqueiros e ribeirinhos.
Até ontem havia suspense sobre a realização ou não desta parte da programação devido ao período de estiagem, com o rio muito seco e bancos de areia. Mas foi realizada uma medição pelas autoridades ao longo a semana e produzido um laudo que acabou por garantir a segurança para essa ação.
Os barcos descem até o encontro dos rios Tocantins e Itacaiúnas, em frente ao Bairro Francisco Coelho, fazem meia volta e retornam rio acima até o trecho da Colônia Z-30, ali a imagem é retirada do barco e levada novamente para a Berlinda, sobre uma caminhonete.
Feito isso, por volta das 18h30, começa uma nova romaria, percorrendo as ruas 5 de Abril, Quintino Bocaiúva até o Bairro Francisco Coelho (contornando a praça daquele Bairro), seguindo até a Avenida Antônio Maia, com a Getúlio Vargas. Dali até o Palacete Augusto Dias (Museu Municipal), virando na Rua 5 de Abril e chegando na Catedral Diocesana (Nossa Senhora do Perpetuo Socorro).
Às 19h30 acontece a missa de apresentação do manto oficial 2021.
No domingo (17), Dia do Círio, a festa começa com uma missa às 7 horas, na Catedral. Às 8 horas carreata sai para a realização do 41º Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A previsão de chegada é as 11h30 no Santuário da Folha 16, na Nova Marabá. (Da Redação)