Correio de Carajás

Marabá vence a 19ª Copa de Futebol Feminino

O time do Marabá foi o grande campeão da 19ª Copa Marabá de Futebol Feminino/Fotos: Divulgação
Por: Chagas Filho

O time do Marabá Futsal foi o grande campeão da 19ª edição da Copa Marabá de Futebol Feminino, realizada no domingo (2), no Estádio Municipal Zinho Oliveira, na Marabá Pioneira. A competição ocorreu durante todo dia e quem enfrentou o Marabá na final foi a Associação Desportiva Ziul. O placar foi 1×0, com gol de Evilly Karine, artilheira do tradicional torneio, com 8 gols.

A atacante Evilly Karine recebeu troféu de artilheira da competição

A Copa reuniu oito equipes locais e convidadas, sendo elas: Bangu (anfitrião), Akrãn, Marabá Futsal, Ziul, Vila Alto Bonito, Parkatêjê, Virtuosas e Krijohere. Como se vê, houve grande participação de equipes indígenas.

O evento é organizado pelo Bangu Esporte Clube Beneficente, por meio de Jean Maré Dias Cardoso, conhecido como “Jean Pierre”, que atua há três décadas no futebol feminino.

Leia mais:

A Copa Marabá começou a ser disputada ainda no início dos anos 2000 e chegou a integrar o calendário oficial da Federação Paraense de Futebol (FPF). Inclusive, já teve participação de times de Macapá e do Maranhão. Mas atualmente não integra mais o calendário. Mesmo assim, o evento se mantém graças à abnegação das pessoas que acreditam no futebol feminino.

Bruna Skarllet foi a goleira menos vazada da 19ª edição da Copa

Sobre esse aspecto, Jean Pierre lamenta a falta de apoio do poder público. Em outros anos, a prefeitura sedia não apenas o estádio, mas também alojamentos e até alimentação para as delegações dos times.

Nesta edição, apenas o estádio foi cedido e ainda assim só foi confirmado menos de 10 dias antes da realização da Copa. Com essa insegurança quanto ao local dos jogos, Jean Pierre observa que é difícil conseguir a confirmação de times de fora da cidade, assim como conseguir patrocínio de empresas locais para ajudar na divulgação e nos custos com a realização da Copa.

Na avaliação de Jean Pierre, a prefeitura deveria confirmar formalmente a cessão do estádio com cinco meses de antecedência, pelo menos.