Correio de Carajás

Marabá vai sediar grande encontro da pecuária esta semana

A cidade Marabá volta a ser rota dos grandes eventos do setor do agronegócio no Norte do país após dois anos de pandemia. É o que demonstra o 1º Pecuariando – Encontro da Cadeia Agroindustrial, Comercial e de Serviços da Pecuária Paraense. O evento dura três dias, de 27 a 29 de abril, no Carajás Centro de Convenções, à margem da BR-222.

Durante os três dias de evento serão debatidos a pecuária e a resposta do Estado aos desafios da produção sustentável na Amazônia.

De acordo com Maurício Fraga, presidente da Associação dos Criadores do Pará (AcriPará), o Pecuariando será um divisor de águas. “Vamos separar essa imagem do pecuarista de desmatador. O pecuarista vai assumir esse compromisso de limpar a cadeia da carne”, disse.

Leia mais:

A abertura do evento contará com a presença do governador Helder Barbalho, e do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, que será um dos palestrantes, e de representantes do Setor Produtivo.

Segundo Fraga, durante o Pecuariando será lançado o Sistema de Restauração Florestal (SIRFLOR), que é uma plataforma para regularização ambiental. “É uma plataforma da AcriPará para poder reincluir muitos pecuaristas que tem passivos ambientais. Ou seja, que desmataram depois de 2018 e que querem reflorestar, podem ser reincluídos para poder vender aos frigoríficos”, explica.

Com palestrantes de nível internacional, o projeto vai abordar temas como: Desmatamento ilegal no Pará; Agronegócio e Meio Ambiente, Gestão da Pecuária; Pecuária Intensiva a Pasto, entre outros assuntos.

O 1º Pecuariando é uma realização da Aliança pela Carne, formada pela Associação dos Criadores do Pará (AcriPará), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Federação Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agriculta Familiar do Pará (Fetraf-Pará), Sindicato Indústria de Carnes do Estado do Pará (Sindicarne), União Nacional da Indústria e Empresas da Carne, Portal da Indústria Paraense (Fiepa) e Associação Paraense de Supermercados (Aspas).

Para participar é preciso estar previamente inscrito, uma vez que as vagas são limitadas, porém gratuitas. Para isso, basta entrar em contato com o WhatsApp (94) 99288-1000. (Ana Mangas)

 

[Confira, abaixo, a programação]