Correio de Carajás

Marabá: Twitteiros x “Avião do Circo”

Desde que um avião de pequeno porte passou a ser utilizado para fazer propaganda sonora de um circo armado em Marabá no último mês, o tema começou a ser frequentemente citado e discutido por vários usuários locais do Twitter.

Parte deles se incomoda com os horários utilizados pela aeronave que sobrevoa os bairros anunciando as atrações circenses. Conforme os que estão revoltados, em muitas das vezes a propaganda começa às 7 horas da manhã.

Há aqueles que mal entendem tanta polêmica por nunca terem visto o tal avião e, como sempre ocorre na internet, também se envolveram os usuários que acompanham a discussão só pela piada.

Leia mais:

Comum em várias outras cidades brasileiras, a iniciativa é novidade no município do sudeste paraense e há quem não ande gostando nem um pouco de ser acordado pelo indesejado despertador:



O nível de intimidade do marabaense com o avião atingiu tal intensidade (forçada de forma unilateral) que quando o avião se atrasa, desaparece e depois reaparece como se nada tivesse acontecido, o evento é rapidamente registrado pelos twitteiros:

Há, ainda, os considerados privilegiados por não estarem inseridos no raio alcançado pela aeronave propagandista, mas, ao menos aqui em Marabá, alguns privilégios podem chegar ao fim:

Neste mar de opiniões sobre a presença do anúncio aéreo, tem quem seja desatento, desinteressado ou mesmo considerado abençoado pelos demais. Nem por isso deixa de participar da interação:

Tem também quem prefira rir da situação ao perceber que nem sempre (desculpe, Fernando Pessoa) liberdade é a possibilidade do isolamento:

E, por fim, quem definitivamente nunca vai superar o ranço do “avião do circo”:

O Portal Correio de Carajás consultou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Marabá sobre a existência de denúncias formais sobre o caso, sendo informado que até a tarde de hoje, quinta-feira (18), o órgão não havia sido acionado neste sentido.

O Disque Denúncia Sudeste do Pará – onde a maioria das denúncias protocoladas é acerca de poluição sonora – também não protocolou manifestação sobre o caso.

Desta forma, aparentemente, os usuários do Twitter em Marabá vão continuar usando a rede para registrar rotineiramente as aparições da aeronave enquanto o circo permanecer na cidade ou conseguir manter a ação publicitária:

(Luciana Marschall)