Correio de Carajás

Marabá: Tião emplaca vice operacional e presidente aliado na Câmara

Fotos: Evangelista Rocha
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Além de prefeito eleito com a maior votação da história de Marabá, Tião Miranda (PSD) também inicia seu segundo governo consecutivo com uma das situações que mais considera ideal, como sabem seus amigos mais próximos: um vice-prefeito operativo, na figura de Luciano Dias; e um presidente da Câmara aliado de primeira hora, Pedrinho Corrêa. Se em outros tempos pecou em desprezar uma eleição de Presidência do Legislativo, o agora calejado Tião tem se envolvido desde o primeiro momento para fazer prevalecer a sua vontade.

Tudo isso tem uma razão simples: Tião Miranda, tanto quanto gosta de ser prefeito, está ainda mais avesso a pressões e contrariedades. Menos paciente para as fofocas palacianas e os pedidos que vê como absurdos. Mas de outro lado, dizem seus aliados, está mais atento aos interesses de quem o apoia, dando retorno e suporte aos vereadores que lhe são simpáticos, dizem.

Assim foi para escolher um vice-prefeito ideal para a sua chapa nas eleições de 2020. Pelos seus parceiros, a escolha seria política, de forma a deixar em evidência um nome que possa sucedê-lo em 2024. Tião via de outra forma: teve um vice no mandato anterior que o havia traído. Não queria uma repetição desse enredo, quanto mais alguém usando o seu novo governo como palanque para daqui a 4 anos, interferindo no que ele, Tião, pensa ser o caminho seguro para ter uma boa gestão.

Leia mais:

FALA O VICE

Luciano Lopes Dias tem 46 anos, é um advogado, figura focada e de atitudes firmes, ganhou a extrema confiança do prefeito Tião Miranda. Foi, no último governo, secretário em duas pastas extremamente complexas e importantes: Educação e Saúde. Apesar da íntima relação com o poder público, é o primeiro cargo eletivo da vida dele.

Luciano passou por secretarias e virou vice-prefeito

Ao CORREIO, no dia da posse, Luciano se mostrou emocionado com essa mudança na vida dele, agora como político e respondeu que, ao contrário do que vinha sendo especulado, não será um secretário de governo.

“Ainda estamos definindo com o prefeito qual seria a melhor estratégia para ajudá-lo efetivamente, por que preciso trabalhar. Eu fui eleito para trabalhar e não ficar figurativo, mas tenho certeza que trabalharei muito no afã de ajudá-lo a governar bem o Município”, disse.

Incitado a explicar melhor o que deve fazer, adiantou que Tião quer dele um trabalho de supervisão dos demais secretários, ajudando a encontrar situações que possam ser melhoradas em cada uma das pastas. Isso foi também confirmado ao CORREIO pelo próprio prefeito. Nas palavras dele, nomear Luciano a uma secretaria seria um desperdício, pois iria deixá-lo isolado num setor.

PRESIDENTE DA CMM

Pedrinho Correa Lima não apenas é um aliado muito importante para o prefeito, mas também goza de simpatia e respeito dos seus colegas vereadores. Mesmo os que chegaram para a 19ª Legislatura, sabem disso e não criaram caso ou tentaram fazer frente ao vereador.

Pedrinho emplaca terceira presidência da Câmara

Todos já sabiam que o candidato de preferência de Tião era Pedrinho e este se colocou como pretensa chapa desde o primeiro momento.

“Quero lembrar que é o meu terceiro mandato de vereador e será a terceira presidência de Câmara, sempre eleito por unanimidade e isso é fruto de um trabalho para fomentar a união e a harmonia”, justifica.

Na visão de Pedrinho, sua última gestão à frente da Casa fez com que o parlamento se aproximasse mais da sociedade e dos poderes Executivo e Judiciário. “Também focamos em modernizar a Câmara. Hoje somos uma referência para os outros municípios, não só em qualidade dos serviços prestados, mas também por tecnologia que o prédio oferece aos vereadores”, diz. (Patrick Roberto)

Comentários

Mais

Barbados se torna república e declara Rihanna heroína nacional

Barbados se torna república e declara Rihanna heroína nacional

Barbados se tornou oficialmente uma república na segunda-feira (29) à noite, em uma cerimônia na qual a rainha Elizabeth II deixou de ser…
Presidente Bolsonaro assina filiação ao PL

Presidente Bolsonaro assina filiação ao PL

O presidente Jair Bolsonaro se filiou hoje (30) ao Partido Liberal (PL). O ato de assinatura da ficha de filiação…
Governo pede devolução de auxílio emergencial recebido indevidamente

Governo pede devolução de auxílio emergencial recebido indevidamente

O Ministério da Cidadania envia até esta terça-feira (30) mensagens de celular (SMS) orientando a devolução voluntária de recursos recebidos…
Ministério lança campanha de combate ao mosquito da dengue

Ministério lança campanha de combate ao mosquito da dengue

O Ministério da Saúde lançou hoje (30) a campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e…
Congresso vota na segunda-feira regras de transparência nas emendas

Congresso vota na segunda-feira regras de transparência nas emendas

O Congresso Nacional analisa na próxima segunda-feira (29) o Projeto de Resolução nº 4/2021, que cria regras para a destinação de…
Alepa aprova novo mínimo de investimentos para PPP’s

Alepa aprova novo mínimo de investimentos para PPP’s

Os parlamentares aprovaram no dia 23 três Projetos de Lei do executivo estadual. O Projeto de Lei Complementar cria a…