Correio de Carajás

Marabá teve sete mortes por covid-19 nos primeiros doze dias de 2022

Em meio ao avanço da Ômicron e da H3N2, a cidade vive um surto de gripe e falta de medicamentos nas farmácias.

Os casos de covid-19 em Marabá continuam a avançar. Nos doze primeiros dias de 2022, o município contabilizou 79 casos confirmados e 7 mortes pela doença, segundo os números divulgados pela Prefeitura Municipal através do boletim diário.

O aumento no número de casos pode ser o reflexo das aglomerações e relaxamento dos protocolos sanitários durante as festas de fim de ano.

Com isso, o Hospital Municipal de Marabá tem registrado, todos os dias, filas e demora – e muita reclamação – no atendimento de dezenas de pessoas com sintomas gripais que procuram a Casa de Saúde buscando ajuda.

Leia mais:

Atualmente, o HMM está com 100% dos leitos de UTI, UCE e enfermaria ocupados com pacientes de covid-19. Ou seja, são 42 pacientes internados fazendo tratamento contra a doença.

No primeiro dia do ano de 2022, os números não estavam muito diferentes. UTI e UCE também registravam 100% de ocupação. Por sua vez, na enfermaria, das 16 vagas, apenas 9 estavam ocupadas com pacientes.

De acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura, 21.009 pessoas tiveram casos confirmados de covid-19 em Marabá desde o início da pandemia.

Vale ressaltar que diante do avanço da nova cepa Ômicron e da H3N2, gripe da Influenza, é importante que as pessoas continuem usando máscara, mantendo o distanciamento social e higienizando bem as mãos.

(Ana Mangas)