O Carajás Centro de Convenções será palco novamente de ação integrada de cidadania que ocorrerá em Marabá, sudeste do Pará. Desde a próxima segunda-feira (2) até o dia 12 de setembro, haverá emissão de RG, além de outros documentos, das 8 às 18h. Diariamente serão distribuídas 400 senhas para atendimento ao público.
A demanda foi um pedido do secretário Regional do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, ao govenador do Estado, Helder Barbalho. Segundo o secretário, a parceria com a Polícia Civil (PC) resultará na emissão de quatro mil cédulas de identidades nos 11 dias de ação. Ainda de acordo com ele, Marabá, por ser um município polo da região, é onde se concentra a maior necessidade.
O objetivo da emissão das novas identidades é zerar uma demanda reprimida de governos anteriores, que não cumpriram com seu papel e deixaram estagnar uma ação extremamente importante para a população. “É um documento que todos nós sabemos que o cidadão fazia o registro para receber um ano depois a sua identidade, foi assim que recebemos o governo”, explicou o secretário.
Leia mais:Chamon firmou compromisso ao afirmar que ninguém deixará de ser atendido durante os dias da ação em Marabá. “Todos os dias vamos atender até a última pessoa que estiver esperando pelo atendimento. Com isso, esperamos, sinceramente, que essa demanda possa ter sido superada e, a partir daí, é ordem do nosso governador que todo o sistema de identificação de Marabá e região funcione normalmente. Que haja essa interação de nós do governo com a sociedade para que as pessoas não fiquem esperando meses e meses para terem o direito de ter acesso a um documento”, desabafou.
Segundo a assessora das ações de polícia comunitária, a delegada Claudilene Souza Maia, esse trabalho faz parte da estratégia do governo, que é quebrar os paradigmas de imagem repressiva da PC e aproximar as forças de segurança pública à comunidade.
“A partir de uma reunião com nosso gestor maior, delegado Alberto Teixeira, a assessoria de relações institucionais e a polícia comunitária, surgiu a ideia de criar uma polícia de proximidade, e a partir do momento que o órgão caminha com a comunidade, vamos fomentar mais denúncias e nosso sistema de inteligência será alimentado para podermos trabalhar de forma melhor a repressão”, afirmou a delegada.
SERVIÇOS
Conforme ela, para a emissão do RG é preciso levar duas fotos 3×4 recentes e iguais e comprovante de residência do mês atual (água, luz ou telefone). Menores de 16 anos devem estar acompanhados do responsável direto, que apresentar documento de identidade.
Além disso, defensores públicos virão de Belém e estarão no local para informar e dar orientação jurídica de forma individualizada sobre divórcio, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, registro civil e declaração de óbito. Segundo Claudilene, foi selada uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para atendimentos de orientação à população.
A Fundação Parápaz ofertará à população de Marabá serviços de lavagem e corte de cabelo, limpeza de pele, e de manicure e pedicure. “Essas ações coadunam à sensibilidade do nosso governador do Estado, no sentido de inclusão social e dar oportunidade a essas pessoas”, afirmou a delegada.
Sobre o assunto, também participaram de coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (30) o coordenador de Segurança Pública da Secretaria Regional, Odilon Vieira Neto, a assessora de relações institucionais da Polícia Civil, Cristina Rocha, e o diretor da 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, delegado Vinícius Cardoso das Neves.
(Karine Sued)